sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Trilhos seculares - Entre a Portela de Leonte e as Caldas do Gerês


Um percurso de cerca de 10 km de extensão que tira partido dos velhos caminhos de pastoreio entre a Portela de Leonte e as Caldas do Gerês com passagem pelo belo Vale de Teixeira.

O percurso iniciou-se junto da antiga Casa Florestal de Leonte e seguiu pelo caminho da vezeira em direcção ao Prado do Vidoal passando pela Chã do Carvalho. Com uma manhã muito nublada e a ameaçar chuva, a paisagem pintava-se em tons de cinzento que ia trocando de lugar com as escassas abertas que permitiam ver o azul do céu e parte dos longínquos horizontes. Porém, a visão para o Pé de Cabril ficou sempre impedida e os píncaros do Pé de Medela e de Carris de Maceira apareceram de forma fugidia.


Saindo do Vidoal segui em direcção à Preza e daqui baixou-se para o Curral do Junco passando pelo antigo marco de limitação do Gerês Florestal e do velho forno pastoril completamente alagado. O caminho foi-se fazendo passando pela base da Pegada das Ruivas e seguindo para o Prado do Camalhão (Cambalhão) e Prado de Teixeira. Nesta altura já as nuvens permitiam uma vista a todo o vale e um vislumbre da antena do topo do Borrageiro.

Após uma curta paragem, seguiu-se em direcção ao Prado da Lomba do Vidoeiro e tomou-se o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês, descendo então para as Caldas do Gerês.

Algumas fotografias do dia...



























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: