quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Histórias de dias de Inverno nas Minas dos Carris


Nos anos 40 e 50 a exploração do volfrâmio na Serra do Gerês trouxe milhares de pessoas aos mais recônditos recantos geresianos. Com a laboração mineira não tardou que a dureza da Serra do Gerês no Inverno se fizesse sentir tanto nas Minas dos Carris como nas Minas do Borrageiro.

No livro 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês', são relatados dois interessantes episódios que ocorreram em Fevereiro e Março de 1944, e em finais de Fevereiro de 1955. As condições nas Minas dos Carris são sublinhadas pelas palavras do Eng. Virgílio de Brito Murta, quando refere "Lembro-me do frio na Mina dos Carris, embora pela roupa que usávamos (...) pareça que não era assim tanto. Aí pelas sete e meia da manhã, nesta época do ano (Fevereiro), enquanto tomava o pequeno-almoço com o nosso meteorologista, tenente Silva Pereira, ele sempre me informava que a temperatura estava entre menos 6ºC e menos 8ºC, e que o termómetro de máxima e mínima existente no nosso observatório marcava, às vezes menos 17ºC, durante a noite, claro... Isto quando o vento e a neve lhe permitiam acesso ao local para verificar. Eu não sei se o tenente informava os Serviços Meteorológicos Oficiais e se haverá ainda dados arquivados."

Estas e outras histórias encontram-se no livro 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês' que pode adquirir contactando o autor.

Fotografia © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: