quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Trilho dos Currais em busca do Ferrinho de Engomar


Maravilhoso dia de caminhada na Serra do Gerês e bom dia para tentar encontrar o Ferrinho de Engomar. Esta característica geológica, na verdade uma pedra com uma forma peculiar, está localizada no topo da Quelha Verde e abaixo do Curral da Lomba do Vidoeiro. Assim, propus-me percorrer parte do Trilho dos Currais até chegar à Lomba do Vidoeiro para tentar, finalmente, conseguir ver esta rocha.


O percurso inicia-se (agora) junto do Vidoeiro e seguindo as indicações do percurso de pequena rota, em breve passamos pelo que resta dos antigos viveiros dos Serviços Florestais e das cercas onde em tempos viveram (aprisionados) corças, javalis e lobos. O caminho segue depois por uma estrada em terra batida e flecte à esquerda, indo depois subir até passar pela estrada que liga à Pedra Bela e enveredando de novo numa íngreme subida que bordeja a Quelha Verde.


O carreiro, não recomendável a cardíacos e fumadores (!), leva-nos por um bosque de carvalhos, azevinhos e medronheiros até atingir um novo estradão florestal ladeado de pinheiros que nos irá conduzir ao Curral da Lombo do Vidoeiro. Daqui, segue-se para o Curral da Carvalha das Éguas e Curral de Espinheira, até chegar à Pedra Bela a partir de onde desce para as Caldas do Gerês passando ainda pelo Curral de Gaio.


Quanto ao Ferrinho de Engomar... não dei com ele e fica para outra caminhada!

Algumas imagens do dia...































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: