sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Ignorância e má informação no SAPO Viagens


O portal on-line SAPO, na sua secção viagens, brinda-nos com um artigo sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) cheio de... ignorância e má informação.


Com o título "8 locais imperdíveis numa visita ao Gerês", esperava-se um artigo sobre o Gerês (Caldas do Gerês? Serra do Gerês?), mas o que vemos é mais um chorrilho de pequenos textos à lá Vortex Magazine. Dos oito locais, quatro não se encontram na Serra do Gerês e um deles nem pertence à área do PNPG.

E por favor, não me venham com a ideia e o facilitismo de dizer que a generalização do Gerês ao Parque Nacional faz sentido! Não faz!! Nas suas diferenças, o Parque Nacional é muito mais do que a Serra do Gerês e eu estou perfeitamente à vontade para o sublinhar, sendo eu um amante dos píncaros Geresianos!

No texto sobre a Mata de Albergaria fala-se de uma «cascata da Portela do Homem» que não existe, devendo o autor querer referir-se à Cascata de S. Miguel. Segue-se um texto sobre os Espigueiros do Lindoso, esquecendo-se o autor de referir que estão situados na Serra Amarela e não na Serra do Gerês! No texto sobre a Fecha de Barjas tinha de surgir a palermice do Tahiti e no texto sobre Castro Laboreiro, mais uma vez o autor esquece-se de referir que fica localizado na Serra da Peneda (já agora, de onde vem a ideia da Serra de Castro Laboreiro?). No texto sobre a Cascata do Arado a recomendação de "...descer até lá abaixo..." é no mínimo infeliz tendo em conta a descida a ser feita para ir lá abaixo! Sistelo não fica no Gerês e muito menos na área do Parque Nacional!

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: