domingo, 23 de dezembro de 2018

Trilhos seculares - Varziela e Mesas


Com a meteorologia a dar tréguas nestes primeiros dias de Inverno, uma caminhada pelos trilhos seculares da Serra do Gerês.

O percurso começou na frondosa Mata de Albergaria e depois de passar o Rio Maceira, foi trepada pela Costa de Varziela por entre um bosque invernal. O velho carreiro levou-nos até ao Alto de Varziela e daqui ao Curral de Varziela, com vislumbres dos píncaros Geresianos do Borrageiro, Pé de Medela, Corneda e Albas. Por baixo, lá no fundo, a mata estende-se entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem, ganhando fulgor nas paragens romanas de Albergaria. Nota especial para as encostas do Vale de Maceira e as subidas do Peito de Escada e Sabrosa.





Do Curral de Varziela rumou-se aos terrenos do Mourinho, passando a Corga do Mourinho, ladeando o curral de mesmo nome, e chegando à Manga do Mourinho, descendo então para a Portela do Confurco no topo da Quelha Direita e seguindo até ao sopé do espigão do Pé de Cabril. Ladeando-o por Nascente, enveredamos para o Prado das Mesas e Alto das Mesas, descendo depois para os Prados.




A recta final foi passando pelo Curral de Gamil, Chão das Vitoreiras (com uma chegada ao topo da Fraga do Suadouro) e descida pelas Vitoreiras, terminando a jornada em S. João do Campo.

Venha-se o Natal!

Ficam algumas fotografias do dia...


























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: