segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Paisagens da Peneda-Gerês (CCCXIX) - Marco geodésico de Lamas



O peculiar marco geodésico de Lamas faz parte de um conjunto de marcos colocados no então denominado perímetro do Gerês Florestal que foi estabelecido a 17 de Agosto de 1888.


Este perímetro foi cedido ao Estado pelo concelho de Terras de Bouro, originando uma área que ficou conhecida como "Gerês Florestal". Esta área abrangia as vertentes do Rio Gerês a partir do rio e em direcção à Pedra Bela e daqui até à Portela do Homem, e as vertentes do Rio Homem a partir da sua origem até ao Ribeiro de Tirolirão (então denominado Tirliron) - Águas de Mós.

Os limites do perímetro foram então estabelecidos da seguinte forma:

O limite Sul caminhando de Oeste para Este: marco geodésico do Escuredo - marco triangulado do Françoz - marco geodésico da Pedra Bela.

Limite a nascente caminhando do Sul para Norte: Marco geodésico da Pedra Bela - Marco geodésico do Varegeiro - marco geodésico do Junco - marco triangulado do Pé do Salgueiro - desde Pé do Salgueiro até ao marco geodésico do Borrageiro, águas vertentes do Rio Gerês - marco geodésico do Borrageiro - marco geodésico das Albas - marco geodésico do Cabeço da Cova da Porca - marco geodésico de Cidadelhe - marco triangulado da Sesta do Pássaro - marco triangulado do Alto do Pássaro - marco triangulado de Lamas de Homem - marco geodésico dos Carris - marco triangulado da Cabreirinha - marco triangulado do Altar de Cabrões.

Limite a Norte caminhando para Oeste pela raia: marco triangulado do Altar de Cabrões - marco triangulado do Outeiro da Meda - marco triangulado da Lage do Sino - marco triangulado do Lajão - marco triangulado da Lage das Cruzes - marco triangulado da Bela Ruiva - marco triangulado da Cruz do Pinheiro - marco triangulado do Alto de Negrelos - marco triangulado da Portela do Homem - marco triangulado da Chã de Calvos - marco triangulado de Galos de Calvos - marco triangulado do Alto do Salgueiro - marco triangulado da Cruz do Touro - marco geodésico das Eiras.

Limite a nascente caminhando de Norte para Sul: marco geodésico das Eiras, águas vertentes pela linha formada pela intersecção das duas superfícies formadoras das vertentes do vale do Rio Parrade - Rio Parrade até ao seu encontro com o Rio Homem - Rio Homem na direcção da sua foz até à foz do Rio Tirolirão ou Águas de Mós - linha formada pela intersecção das duas superfícies formadoras das vertentes do Rio Tirolirão até ao marco geodésico do Pé de Cabril - marco geodésico do Pé de Cabril- marco triangulado de Mesas - marco triangulado da Junceda - marco geodésico de Lamas - marco geodésico do Escuredo.

Não deixa de ser interessante uma comparação entre parte da área do Gerês Florestal com a actual Zona de Protecção Total do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: