segunda-feira, 8 de outubro de 2018

"Trilho do Medronheiro"


Organizado pela Associação Vezeira de Fafião, terá lugar no dia 27 de Outubro mais uma edição do Trilho do Medronheiro.

Esta edição do tradicional Trilho do Medronheiro que já se realiza há 8 anos, é um convívio entre o Povo de Fafião, Aldeia Comunitária inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, amigos da Associação Vezeira e pessoas que pretendam conhecer uma extensão territorial natural de Fafião.

Esta viagem começa no Eco Museu de Barroso, Pólo de Fafião, e percorre algumas zonas da aldeia de enorme relevo histórico-cultural, tradicional como são exemplo a Eira da Galega, onde o povo mais humilde malhava os cereais, pelo Fojo do Lobo, armadilha do final do século XV para apanhar o lobo Ibérico, considerado o mais bem preservado da Península Ibérica. A viagem natural começa aqui, percorre um bosque trilhado encantado onde podemos apreciar as várias árvores e fauna autóctone e onde os Medronheiros se transformam por esta altura nos reís e senhores do território. Há ainda uma visão diferente sobre a Fecha de Barjas, frontal, de tirar a respiração e uma passagem onde o Rio Fafião converge no Cávado, as Dornas, para os amantes da Natureza a passagem pelos Montes de Baixo e Pau de Fio onde o Lobo fazia sua habitação Sazonal quando as eras nos transportavam para uma Vezeira de mais de mil e seiscentas cabras.

O término desta epopeia termina com um almoço tradicional onde as diversas iguarias do Baixo Barroso gastronómico são apresentadas à boa maneira da Vezeira. 

São 9,5km de boa disposição com o bom povo Fafioto.

Inscrições aqui.

Sem comentários: