terça-feira, 16 de outubro de 2018

Centro de Interpretação do Planalto da Mourela - CIPM


O Planalto da Mourela, que se situa na Província de Trás-os-Montes, concelho de Montalegre e está integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês e na Reserva da Biosfera Gerês-Xurês, possui uma grande diversidade de recursos naturais e culturais. Este território foi alvo de um projecto - “Gestão Sustentável dos Matos/Urzais do Planalto da Mourela”, financiado pelo EEA Grants, ADERE Peneda-Gerês e Câmara Municipal de Montalegre. Além da intervenção directa nos espaços comunitários das diversas aldeias do Planalto da Mourela foram também criadas condições de visitação e de divulgação das práticas de gestão comunitária do território e das formas de maneio dos matos e do gado destinadas ao público em geral e a visitantes escolares.

Neste âmbito, o edifício que outrora funcionou como Casa de Serviços Florestais foi reconvertido num Centro Interpretativo que tem como temas fundamentais a educação e interpretação ambiental. Aqui, os visitantes podem encontrar toda a informação para uma visita ao planalto e a toda a área envolvente – Parque Nacional da Peneda-Gerês e concelho de Montalegre; uma exposição temática que destaca o Homem agricultor, a agricultura que se pratica e os recursos que se obtêm do maneio do gado e dos matos; uma sala polivalente onde se podem realizar actividades de educação ambiental com recurso a materiais didácticos dirigidos a diferentes níveis de ensino e que versam temáticas como a água, turfeiras, adaptações das plantas, solo, rochas, entre outras.

O Centro de Interpretação do Planalto da Mourela - CIPM – situa-se à entrada da aldeia de Pitões das Júnias e está aberto ao público aos sábados e domingos entre as 10h00 e as 12h30 e por marcação às quarta-feira, quinta- feira e sexta-feira. Os visitantes obtêm mais informações no Pólo do Ecomuseu de Barroso de Pitões das Júnias Corte do Boi, aos sábados e domingos entre as 15:00h e as 17:30h. Podem também contactar (929137014; cipmourela@gmail.com) o Ecomuseu de Barroso, o Município de Montalegre e a ADERE Peneda-Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: