segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Trilhos seculares - Do Campo do Gerês ao Prado do Gamil


Este é um percurso pequeno feito à vista da veiga de S. João do Campo (Campo do Gerês), mas que nos permite ver largos horizontes entre a Serra do Gerês e a Serra Amarela.

O percurso inicia-se logo após deixarmos a aldeia passando a ponte sobre o ribeiro à entrada do Campo do Gerês. Tomando o caminho de terra batida, mais adiante vai-se transformar num carreiro tosco entre o pinhal após se passar uma vedação que serve para impedir a passagem do gado. Um pouco adiante, o caminho bifurca-se e deve-se tomar o carreiro com mariolas à esquerda (também se poderia seguir adiante para o Curral de Bustelo ou então para a corga que nos leva ao topo da Fraga do Suadouro.

O caminho que escolhemos vai-nos fazer passar junto a campos abandonados. É um velho caminho que na sua parte inicial é composto por blocos graníticos, mas que mais à frente se transforma num carreiro de montanha aqui e ali arranjado pelas gentes do Campo para facilitar o acesso às pastagens de altitude. Após passarmos o Penedo Rachado vamos encontrar o muro de pedra solta. O carreiro continua atravessando o muro e flecte para a direita, indo juntar-se a um outro percurso que nos vai levar ao Prado do Gamil, um dos locais de pastagem que abriga um forno bem conservado. Daqui são várias as hipóteses, mas decidi enveredar na direcção do Covelo e bordejando a sua encosta esquerda, segui um carreiro que proporciona uma paisagem única sobre a Serra Amarela e a albufeira de Vilarinho da Furna.


De facto, o nosso olhar é capaz de abarcar desde as lonjuras de S. Bento da Porta Aberta, a Serra de Sta.Isabel, o Vale do Homem serpenteando na direcção da sua foz, as encostas a caminho de Brufe, o Peito de Gemesura, o Alto das Casarotas e toda a encosta da Serra Amarela das águas vertentes do Rio Homem, chegando à Mata de Palheiros e Mata de Albergaria. Os olhos mais perspicazes conseguem ver os muros do velho Fojo de Vilarinho da Furna. Este é sem dúvida um percurso que nos preenche uma manhã de paisagens fabulosas e que nos permite sentir o pulsar da montanha sem enveredar em grandes trajectos pelo Gerês profundo.

O regresso vai-se fazer passando sobre a Fraga do Sarilhão e descendo para a Corga do Sarilhão através do Redondelo.


Algumas imagens do dia...









































Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: