sábado, 9 de janeiro de 2016

Resgate nas Minas dos Carris


Antes da crónica de mais uma caminhada às Minas dos Carris, acho que devo abordar o assunto que sem dúvida marca este dia e que está relacionado com mais um resgate na Serra do Gerês e em particular nas Minas dos Carris.

Não vou falar do acontecimento em si, pois esse será devidamente esventrado como de costume pelos «comentadores de bancada de ocasião».Porém, cada vez mais as pessoas que se aventuram em actividades de montanha têm de ter a consciência que tais actividades não são passeios no jardim. E se ninguém vai passear para um jardim de calças de fato-de-treino e sapatilhas num dia de chuva, muito menos se deve ir para a montanha nestas condições num dia de forte intempérie. Certo que não terá sido esta a razão para que a situação se viesse a tornar no drama que aconteceu nas Minas dos Carris, mas caminhar na montanha é muito mais do que o relato final de uma aventura e «gostos» nas fotografias.

Não deixa de ser irónico que uma das conversas no regresso desta caminhada aos Carris, fosse o miserável estado do antigo estradão mineiro.

Actualmente intransitável até a veículos todo-terreno, facilitaria a acção das equipas de socorro no drama que se viveu nos Carris e não haveria necessidade de arriscar a vida das equipas de resgate. Não é a primeira vez que isto aconteceu e não será a última, e se em tempos os Kamov ficavam bem na fotografia do resgate, nesta condições meteorológicas não havia hélices que ajudasse quem necessitava!

É triste que algo como isto tenha de acontecer (e não é a primeira vez) para que se tome a decisão de se fazer algo em relação àquele caminho!

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

4 comentários:

CB disse...

Ja temos um acesso às minas das sombras em mt bom estado, porque é que nao se usou...? Rapidamente chegamos às minas dos carris!! Restaurar o caminho para as minas dos carris para resgatar caminheiros..é discutivel..muito!

Rui C. Barbosa disse...

Não é discutível a reparação do caminho para as Minas dos Carris. O que é discutível é a vigilância que isso obriga e é dessa vigilância que muitos têm medo.

Unknown disse...

Concordo com tudo o que disseste Rui, Abraço


CB disse...

Rui

Ja andamos na serra do geres ha mais de 30 anos, sabemos quais sao os seus pontos fracos..
A vigilância é sem duvida uma excelente arma para dissuadir o que quer que seja..
Eu gostaria de ver na serra caminheiros com e sem experiência de montanha, mas responsáveis, e não os caminheiros irresponsáveis que contornam todo e qualquer tipo de avisos e conselhos!
Temos um parque que se intitula de Parque Nacional, um parque onde não existe uma gestão eficaz de uma rede de abrigos e de trilhos(os carris é sem duvida uma das pérolas do nosso geres)...Nao aprendemos nada com os outros países?
Temos um 'Parque Nacional' onde se permite a caça nos seus limites de Parque (inclusive montarias) e se tolera a caça furtiva à cabra, ao corso, ao lobo...!!
A vigilância é sem duvida uma excelente arma..mas não é tudo!