quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O interior das Minas dos Carris (II)


Antes do aparecimento em massa das máquinas fotográficas digitais, os meus registos fotográficos eram seleccionados para registar as ruínas das Minas dos Carris. Em 2003 ainda não tinha uma máquina fotográfica digital que me permitisse um registo de qualidade das galerias, e por essa razão são inexistentes as fotografias das minhas incursões na escuridão dos Carris por essa, exceptuando a fotografia que aqui mostro.

Os registos fotográficos mais pormenorizados foram já feitos «recentemente» e enquanto que a entrada nas galerias era relativamente segura. Actualmente, com os diversos colapsos das galerias e o quase encerramento da sua entrada principal, a visita ao seu interior não é aconselhada.

Esta série de publicações irá mostrar algumas das fotografias do interior das galerias das Minas dos Carris que correspondem à concessão do Salto do Lobo. Algumas destas fotografias já terão surgido no blogue, mas esta é uma série de publicações que irá sequencialmente mostrar essas imagens.

Com o seu abandono, as galerias das Minas dos Carris tornaram-se um importante habitat de alguma fauna anfíbia, bem como abrigo para muitos morcegos. Na publicação de hoje está somente uma imagem que mostra algumas salamandras que se reproduziam no interior da mina e que foi obtida a 22 de Junho de 2003.

Nas publicações seguintes desta série, iremos já descobrir o que se esconde nas galerias das Minas dos Carris.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: