sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Trilhos PNPG - Trilho Pertinho do Céu


O primeiro dos dois trilhos do dia foi finalmente o regresso à Serra da Peneda após longos meses de ausência. Para tal escolhi o Trilho Pertinho do Céu, um trilho de pequena rota promovido pela ADERE Peneda-Gerês, localizado na Gavieira, Arcos de Valdevez.


Este é um trilho interessante com uma extensão de cerca de 7 km que se inicia com uma «longa» subida que põe logo à prova a nossa resistência ao longo de largas lajes que nos levam até à Branda de Bosgalinhas. A paisagem vai-se alterando à medida que o fundo dos vales vai ficando para trás e que o nosso olhar vai abrangendo os horizontes que se estendem nas partes mais elevadas até às lonjuras dos Cornos da Fonte Fria, Nevosa e Louriça.

Mais perto de nós a paisagem é composta por campos cultivados com centeio rodeados por toscos muros de pedra solta. A Branda de Bosgalinhas surge por entre a penedia e é composta por uma dezena de casas, algumas das quais somente ocupadas no Verão. No lugar nota-se o cuidado no restauro de algumas casas e na construção de outras seguindo mais ou menos a traça original do lugar.



Deixando para trás a branda, o trilho leva-nos a passar pela Branda de S. Bento do Cando que é bastante conhecida pelas romarias à imagem do S. Bento. De todo o percurso achei estranho o facto de este não nos levar a visitar a sua capela e o largo onde esta está instalada. É óbvio que o pedestrianista pode fazer um desvio e por si fazer essa visita, mas quem pensou no percurso e quem executou a sua marcação, deveriam ter tido este cuidado de referenciar esta construção.

Passado S. Bento do Cando, o percurso leva-nos a descer até ao Rio Grande ficando perto da sua margem. O trilho vai-nos levar até à Gavieira ao longo do vale. Atravessando a pequena povoação, chegamos em pouco tempo ao final do percurso.

Algumas imagens do dia...





















Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: