segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Orónimos perdidos da Serra do Gerês (III)


Ao ler velhos livros sobre a Serra do Gerês vamos encontrar um tesouro de topónimos (orónimos) que se vão perdendo com o tempo e para os quais mesmo a memória dos pastores mais velhos já se torna turva com o passar dos dias.

Recentemente deparei-me com cinco topónimos para os quais peço a vossa ajuda para tentar obter uma localização destes lugares. Os topónimos em questão são: a Portela das Moutas, a Fonte das Maçãs, Queimadela, Barrendas e Buraco do Mouro.

Sobre os três últimos não tenho qualquer pista, no entanto sobre a Portela das Moutas penso que hoje possa ser a Portela dos Azevinheiros ou Portela dos Montes dos Azevinheiros que fica no caminho de Teixeira (sem no entanto saber dizer uma localização mais precisa). A Fonte das Maçãs também estaria situada no caminho para Teixeira e passava-se por ela antes de chegar à Portela dos Azevinheiros, havendo há muitas décadas atrás ainda vestígios de cabanas de pastores.

Qualquer ajuda ou sugestão é bem vinda.

Segundo o Armando Araújo, o Buraco do Mouro está localizado junto ao Rio Gerês, nas Caldas do Gerês, perto da antiga serração.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: