sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Trilhos PNPG - Trilho Interpretativo de S. Miguel de Entre Ambos-os-Rios


Foi o segundo trilho interpretado do dia, mas desta vez nas faldas da Serra Amarela. O Trilho Interpretativo de S. Miguel de Entre Ambos-os Rios é um percurso de pequena rota promovido pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. Com uma distância de cerca de 7,5 km, o percurso leva-nos desde S. Miguel de Entre Ambos-os-Rios até Lourido, passando pelo pequeno lugar de Froufe. É um trilho que percorre uma paisagem de interesse natural e construída por entre carvalhais e campos de agrícolas há muito abandonados.

O facto de um trilho ter sido percorrido no final do Verão terá retirado o encanto de poder ver o Rio Froufe com um caudal mais volumoso. No entanto, o seu percurso é recomendado pelo menos até passar a aldeia de Lourido a partir da qual o trilho está integrado na estrada asfaltada até ao ponto de partida. A certa altura, é recomendado o desvio por um caminho florestal que se inicia a cerca de 1,0 / 1,5 km de Lourido no lado direito da estrada e que nos leva de volta a Froufe e depois ao ponto de partida (final) do percurso. Este desvio, no entanto, implica a perda da visita ao Núcleo Museológico, coisa que pode até nem importar pois de forma geral este edifício (uma antiga Casa Florestal recuperada) está encerrado.

O prospecto do percurso indica sete pontos de interesse começando pelo Lugar da Igreja logo no inicio do trajecto, seguindo-se Froufe com os seus caniços, o Rio Froufe, o carvalhal ao longo do rio, as empondras que permitem a passagem do Froufe com pouco caudal, a aldeia de Lourido e o núcleo museológico (infelizmente quase sempre encerrado).

Infelizmente parte da paisagem encontra-se queimada por um incêndio florestal que em Setembro de 2013 afectou aquela zona.

Algumas imagens do dia...
















Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: