segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rio Homem, ...uma torrente de emoções


Foi uma verdadeira torrente de emoções aquilo a que assistimos na sessão de apresentação do livro Rio Homem, de André Gago, na tarde do dia 16 de Outubro. O autor esteve presente no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna para falar da sua obra, da sua génese, e de um conjunto de emoções que lhe turvaram o discurso enquanto «enfrentava» a assistência composta por antigos habitantes de Vilarinho da Furna, mas também por aqueles que quiserem compreender de uma forma mais profunda este primeiro romance de André Gago.

A apresentação do livro contou com a presença e moderação de Rui C. Barbosa e com a presença do Dr. Manuel Antunes, que enquanto Presidente da AFURNA, antigo habitante de Vilarinho da Furna e leitor do Rio Homem, fez um curto enquadramento histórico da aldeia submersa e referiu a importância desta obra para as gentes de Vilarinho.

O autor que "...regressou aos lugares onde nunca esteve..." reviu o processo de concretização do livro, falou-nos das vivências ao visitar os lugares onde decorre a trama da narrativa, e falou-nos das suas personagens, principalmente de Rogélio Pardo, vértice paralelo a Vilarinho da Furna e em torno do qual decorre toda a acção deste livro recentemente galardoado com o Prémio do PEN Clube na categoria de Primeira Obra.

Após a apresentação do livro seguiu-se uma curta sessão de perguntas colocadas pela assistência e uma sessão de autógrafos por parte do autor, terminando a apresentação com uma visita à mártir Vilarinho da Furna.






















Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: