segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Incêndio em Cubato

O facto de o Verão ter sido mais do que ameno é a única explicação para o facto de o Parque Nacional da Peneda-Gerês não ter sido afectado pela praga dos incêndios florestais durante esses meses e que somente tenham ardido 20 hectares até ao dia 30 de Setembro. O que tem acontecido nos últimos dias é prova disso mesmo e tentar justificar os poucos incêndios de outra forma é pura demagogia ou falta de senso!

Hoje, para além do incêndio em Pitões das Júnias, o Parque Nacional da Peneda-Gerês foi afectado por um novo incêndio desta vez na zona de Cubato, entre Pitões das Júnias e Tourém. O incêndio foi declarado às 16h00 e pelas 18h00 lavrava em duas frentes de mato. No terreno o Comandante das Operações Socorro (COS) é o Comandante da 1ª Companhia Força Especial de Bombeiros (FEB).

Pelas 18h00 foi accionada uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS) da Força Especial de Bombeiros (FEB) com o incêndio a manter-se com duas frentes activas em mato às 19:00.

Combatem este incêndio 20 operacionais dois quais 5 bombeiros, 12 elementos do GIPS, 3 elementos das Forças Especiais de Bombeiros, apoiados por 6 veículos operacionais.

Sem comentários: