terça-feira, 11 de outubro de 2011

Incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Hoje ao percorrer a Serra Amarela, iniciei o caminho com um lindo céu azul. À medida que fui subindo em direcção à Louriça, reparei numa estranha nuvem que se elevava sobre a Serra do Gerês. Rapidamente deduzi que seria o resultado visível àquela distância de um incêndio que lavrava para lá dos píncaros no topo do Vale do Homem. Sem poder localizar com precisão o incêndio, mais tarde vim a saber que no dia 10 de Outubro se havia registado um incêndio na zona da Abilheira e Biduíça.

Devido às regras estabelecidas pela protecção civil, apenas aparecem nos seus relatórios diários as ocorrências com mais de 2 horas ou mais de 10 veículos operacionais ou 3 ou mais meios aéreos pesados. É muita matemática, muito 'ou' para controlar as estatísticas. A realidade é que este país está a arder «fora de época» e infelizmente não se aprende com os graves erros do passado e com as faltas de verdade sobre o que aconteceu em 2010 no Parque Nacional da Peneda-Gerês.


Ficam aqui algumas fotografias da coluna de fumo que se observava ao subir para a Louriça e já desde a Louriça na direcção do Vale do Homem.










Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: