quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Construção da Lavaria Nova

Em termos de volume e em termos de impacto visual actual na paisagem, a Lavaria Velha era e continua a ser o maior edifício do complexo mineiro de Carris. Visto de longe, parece-nos como que um castelo que ali permanece a guardar o acesso desde a Lamalonga.

Era aqui onde se fazia a separação final do minério. Após uma separação em bruto ainda no interior da mina, o minério era então transportado para o exterior em vagões e sobre carris era transportado desde a boca da mina até à lavaria através de um edifício pré-fabricado do qual hoje ainda se pode observar a sua base em cimento e alguns pedaços de madeira e de telha luzalite. O minério então então descarregado na lavaria onde se fazia a separação através de processos físicos e electromagnéticos. Ensacado, o minério era então transportado através do Vale do Alto Homem para o Porto, passando pelas Caldas do Gerês e Braga.

A construção da Lavaria Nova teve lugar entre 1952 e 1953.

A fotografia em cima mostra a construção do edifício da lavaria nova enquanto que na fotografia em baixo podemos ver a lavaria já construída.


Fotografias © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

1 comentário:

Mundo da Alma disse...

Maravilha.Keep up the good work.