domingo, 9 de outubro de 2011

Pensar só em nós...

Carris, 5 de Outubro de 2011

A primeira vez que visitei as Minas dos Carris por volta de 1989, muitas casas ainda tinham telhados e serviam de bom abrigo quer no Verão quer no Inverno. Os elementos e acima de tudo o vandalismo de supostos montanheiros e visitantes, acabaram por destruir esses abrigos, mesmo aqueles que se encontravam mais escondidos como era o caso do paiol por detrás do Penedo da Saudade.

Hoje não há abrigos nas Minas dos Carris onde alguém se possa abrigar na chuva, do frio ou do inclemente Sol tórrido dos dias mais quentes do Verão. Ou melhor, existe um abrigo, um sítio onde em tempos terá ficado um sistema gerador para a Casa do Pessoal Superior da Mina. Não é um abrigo muito grande, mas já lá dormiram nove pessoas quando no exterior a temperatura era de -5ºC.

Infelizmente, muitas das vezes que por lá passo esse local está sujo de lixo ou então de se fazerem fogueiras no seu interior, o que na prática vai dar ao mesmo. É uma atitude que eu peno ser de «...pensar só em nós e não nos outros...», naqueles que um dia possam necessitar de um local limpo para se abrigarem...

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: