quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Senderos seculares 'À vista de Marabaixo'

"Há um trilho que começa...". Nem era preciso dizer mais nada. O único problema que se nos colocava era a possibilidade de chuva, mas como o homem tinha o casaco vestido a coisa ficava segura por esse lado. E assim fomos com o objectivo de passar ou definir a ligação para o Curral de Marabaixo, no sopé da Nevosa.

Pista das Sombras acima, começou-se a caminhar com a paisagem de um dia de Inverno. Nada de chuva, é certo, mas os cumes a serem lambidos pelas nuvens podiam fazer prever o pior. Felizmente, tal não aconteceu. Depois de passar o imenso vale por onde corre o Rio Lobios, tomou-se um trilho de pé posto que nos fez passar pela Chã de Corvelle (ou será a de Frielo?) e depois pela Chã de Frielo (ou será a de Corvelle?). A paisagem ia-se abriando e pintando á medida que iamos ganhando altitude. Com a Nevosa a surgir por detrás das paredes que levavam a Marabaixo, já o Altar de Cabrões e o Pico do Sobreiro marcavam a sua presença, altaneiros.

Era hora de ensaiar um regresso e este acabou por passar pelas Minas das Sombras depois de rasparmos o Pião de Paredes. Depis do almoço, estavamos de volta á Pista das Sombras e a percorrer todo o vale até entrarmos de novo no vale do Rio Lobios. Em poucos minutos atravessavamos o rio saindo da pista e passavamos a Lagoa e O Niño da Galiña... coisa fascinante!

Algumas fotografias do dia...


























Fotografias © Rui C. Barbosa

3 comentários:

MeiaSola disse...

Boas Rui. É uma víbora?

joca disse...

Volta interessante e sem o problema do POPNPG.

Rui C. Barbosa disse...

Sim, sem dúvida que é um trilho fantástico. Agora, resta saber se não haveria problema com o PNBL-SX.