terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

164... Uma imensidão de branco... (I)

Carris, 15 de Fevereiro de 2010

"Durante mais de uma semana, em Fevereiro de 1955, nevou intensa e continuadamente na Serra do Gerês de tal maneira que em alguns pontos a neve chegou a atingir cerca de quatro metros de espessura, tornando impossível o trânsito de veículos e mesmo de peões. A mais de 1400 metros de altitude, os mineiros e o pessoal técnico e administrativo num total de cerca de duzentas pessoas que na altura trabalhavam nas Minas dos Carris, ficaram isolados nas sua instalações, tornando-se problemática a situação que de dia para dia o estado do tempo foi criando. Pelo telefone, uma vez que os fios resistiram ao peso da neve, foi sendo mantido contacto, até que as notícias se tornaram alarmantes: o pessoal, em especial os mineiros (que eram cento e vinte) estavam sem pão nem legumes, com escassa roupa e cada vez mais à mercê dos lobos." Era assim que começava uma notícia do jornal 'O Século' quando em Fevereiro de 1955 noticiava a verdadeira epopeia que se viveu na Serra do Gerês para «salvar» os trabalhadores isolados nas Minas dos Carris.

A esta distância é-nos difícil imaginar aqueles dias... mas hoje tive um leve vislumbre do que pode ter sido aquele resgate. Com consecutivos dias de mau tempo, os píncaros do Gerês estão cobertos de um manto branco, uma verdadeira imensidão branca que abarca até onde o nevoeiro nos deixa ver. Caminhar desde o Modorno foi um exercício físico intenso e esgotante. A neve acabada de cair chegou, em certos pontos, a tocar-me a cintura e em geral, desde o Teixo, não baixava dos joelhos.

Já há muito tempo, desde uma épica caminhada nocturna num dia de Janeiro de 2003, que não via o complexo mineiro de Carris com esta camada de neve. Simplesmente brutal com forte queda de neve e trovoada à mistura...

...uma imensidão de branco!

A primeira série de fotografias...





































Fotografias © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Hélio Cristóvão disse...

Paisagem sublime. Fico com muita pena de não lá ter estado...