sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Guerra às mimosas (II)

Estas imagens mostram o actual aspecto da paisagem de parte das encostas da Serra do Gerês logo após a passagem pelas Caldas do Gerês e antes da chegada ao Vidoeiro. Estas encostas foram fustigadas pelos incêndios de Agosto de 2010 e aquilo que aparentemente são belas árvores a despertar da dormência do Inverno, são na verdade invasoras que acabam por destruir os solos e a ocupação de outras árvores. Imaginem agora como será daqui a alguns anos quando as mimosas que agora nascem se concentrarem ainda mais naquelas zonas. Podemos ter uma encosta muito linda pintada de um amarelo esverdeado, mas na realidade teremos perdido a riqueza da flora naquelas zonas.

É este também o efeito «renovador» e perverso dos incêndios por muitos apregoado, mas infelizmente nem com tanto estudo, papers ou conferências foram capazes de travar este verdadeiro flagelo no Parque Naciobal da Peneda-Gerês.

É assim imperativo que participemos na acção 'Guerra às Mimosas' para que o nosso contributo seja o primeiro passo para a erradicação definitiva desta praga no «nosso» único parque nacional.



Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: