domingo, 6 de fevereiro de 2011

Guerra às Mimosas - definição dos trabalhos a levar a cabo e outros assuntos

A iniciativa "Guerra às Mimosas" nasce da vontade de colaborar na preservação do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Num Estado incapaz de gerir de forma eficaz as suas áreas protegidas, é fundamental que apopulação civil tome a iniciativa de colaborar com o próprio Estado na preservação daquilo que, sendo de todos nós, é em primeiro lugar a casa das gentes que lá vivem.

Em resultado dos incêndios florestais de Agosto de 2010 grandes áreas do PNPG estão agora a saque das mimosas. Conforme se pode verificar no terreno, estão a surgir novos núcleos de ocupação desta infestante e é urgente o seu combate. Apesar da iniciativa se denominar "Guerra às Mimosas", esta é na verdade uma primeira batalha num longo combate que será sistematicamente levado a cabo para irradicar esta planta do PNPG, permitindo assim o crescimento da vegetação autóctone.

Assim, o trabalho que será levado a cabo assume um papel fundamental. O que iremos fazer é o arranque das plantas que agora estão a surgir em resultado dos incêndios e não o abate das plantas de maior porte, pois este abate só tem sentido se englobado numa estratégia que será a continuação do trabalho que agora se iniciará.

Os voluntários só terão de levar luvas de trabalho e não instrumentos de corte, pois o corte destas plantas não resolve o problema. Elas terão de ser arrancadas pela raíz e isto só é possível com as plantas jovens.

Foi-me também já por várias vezes perguntado sobre a necessidade de os voluntários levarem as suas refeições? Como se pode ler na página da Comunidade 'Gerês' no facebook, estão a ser enveredados esforços para se conseguir diminuir os custos inerentes à participação nesta iniciativa, nomeadamente através da doação de alimentos para os voluntários. No entanto, e até indicação em contrário, os voluntários serão responsáveis pela sua própria alimentação.

Convém ainda mais uma vez sublinhar que o Parque de Campismo de Cerdeira é parceiro nesta iniciativa com a oferta da estadia em regime de campismo. Parece-me óbvio que não há cedência de tendas ou material de campismo...

Havendo a necessidade de termos uma ideia prévia do número de pessoas que poderão participar neste evento, é necessáriuo que enviem um email para rmcsbarbosa@gmail.com indicando a forma como pretendem participar, isto é se estarão presentes nos dois dias ou se somente estarão presentes no dia 26 ou 27 de Fevereiro. Para aqueles que pretendem pernoitar em campismo no Parque de Campismo da Cerdeira, é fundamental que nos indiquem essa intenção com a devida antecedência.

Sem comentários: