domingo, 18 de outubro de 2009

146... Vamos Limpar o PNPG - 2009 (Acto 2)

Carris, 17 de Outubro de 2009

...e terminou assim a acção de limpeza Vamos Limpar o PNPG - 2009, com a realização deste Acto 2 que teve como objectivo a limpeza da zona das Minas dos Carris e do Vale do Alto Homem. Nesta acção participaram 12 pessoas, incluindo um dos Guardas da Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

As Minas dos Carris não estavam com uma grande quantidade de lixo e este ano já terei visto muito mais lixo do que o que acabamos por recolher. Isto deve-se um pouco, talvez, a uma maior consciencialização das pessoas que acabam por trazer o seu lixo de volta no final do dia. Por outro lado, a maior quantidade de lixo recolhida referia-se a garrafas de vidro e latas. Curiosamente não encontramos muito papel ou outro lixo mais leve (sacos de plástico, pacotes, etc.) que pode ter sido espalhado pelo vento por uma área maior, o que pode também ajudar a explicar o pouco lixo lá existente.

Por outro lado, a antiga fossa do Dormitório era um vazadouro de lixo e foi aqui onde encontramos uma grande quantidade de detritos. Apesar de 'escondido', este lixo, e esta zona, era uma mancha negra no local. A quantidade era mesmo muito elevada e como o lixo se encontrava numa caixa de betão armado enterrada no solo, a solução passou por entulhar esta caixa com os restos das paredes de tijolo do Dormitório acabando assim com um eterno depósito de lixo. A fossa foi depois tapada com pequenas lajes de cimento, um verdadeiro petisco para os curiosos...

A pequena quantidade de lixo recolhida foi trazida de volta para a Portela do Homem onde uma viatura do Parque Nacional da Peneda-Gerês deveria fazer a sua recolha.

Chegamos assim ao fim. Penso que cumprimos não uma obrigação e não um dever, mas sim um propósito e um objectivo que nos havíamos proposto há já vários meses. Preservar o ambiente em geral e o nosso único Parque Nacional, parte das atitudes de cada um de nós. Por muito espírito de montanhistas de possamos ter e por muitos bons pares de botas que possamos calçar, a nossa atitude na montanha tem em primeiro lugar e acima de tudo ser de respeito por algo que não nos pertence. O facto de Natureza ser um bem comum, atribuí-nos a todos um direito de a defender contra aqueles que arrastando multidões transformam a montanha numa feira de vaidades fúteis onde os centímetros alcançados ou os segundos a menos conquistados são o caminhos mais fácil para esquecer o verdadeiro valor daquilo que nos rodeia.

Fomos um grupo de doze; infelizmente outras pessoas que estavam para nos acompanhar não puderam participar por imperativos pessoais ou de saúde, mas mesmo essas terão contribuido mais do que aqueles que se limitaram a ignorar ou a minorizar esta acção.

A título pessoal quero agradecer em primeiro lugar a todos os que participaram neste Acto 2 pelo contributo, pela companhia, pela camaradagem, por compartilhar a sensação de 'objectivo alcançado'. Agradeço ao Parque Nacional da Peneda-Gerês pela oportunidade que nos deu de podermos mostrar que o nosso voluntariado é uma 'arma' valiosa no seu objectivo de preservar a nossa jóia da coroa da preservação ambiental em Portugal. Agradeço a todos aqueles e aos respectivos blogues que, não podendo estar presentes, divulgaram este Acto 2: um forte abraço. Agradeço ao Guarda Domingos pela paciência e disponibiliade em nos acompanhar mesmo encontrando-se limitado fisicamente: a sua presença, conselhos e verdadeiro conhecimento da Serra do Gerês é sempre algo que se deve escutar com muita atenção. Agradeço ao Alcaide de Lobios a cedência das instalações das piscinas municipais para o retemperante banho após a caminhada.

Algumas fotografias desta 146ª ida às Minas dos Carris...

Fotografias: © Rui C. Barbosa

3 comentários:

White Angel disse...

E eu agradeço te a portunidade que tu nos deste de podermos dar o nosso contributo... a essa serra que tanto nos da....

Abraço montanheiro

Anónimo disse...

Com muita pena muita nao pude estar presente.
Fica o desejo de puder contribuir em outras iniciativas e de voltar aos Carris e sentir aquele silencio :)
A ti Rui, agradeço pelo teu AMOR ao Geres...Sem ele seria uma serra menos "bonita"...

Dylan disse...

Tão longe, e tão perto...