sábado, 17 de outubro de 2009

Hoje limpamos os Carris

Carris, 26 de Março de 2009

A 5 de Setembro teve lugar a acção Vamos Limpar o PNPG - 2009. Um grupo de cerca de 50 voluntários convocados através da Internet e de vários blogues, juntou-se á iniciativa organizada pelo blogue Carris com o intuito de tornar o Parque Nacional da Peneda-Gerês um local mais limpo.

Com uma pressão turística intensa devido á crise económica e á horrível novela da TVI, as serras da Peneda-Gerês receberam a visita de milhares e milhares de turistas. Sendo por um lado um óptimo impulso para a economia local, estes turistas que vêm em busca de paisagens de paisagens quase tratadas em photoshop e apresentadas como 'ali à mão' de ver, trouxeram também o que de pior podem trazer para o meio ambiente. A praga do lixo do nosso único parque nacional foi algo que teve de ser combatido.

Por outro lado, muitos pseudo-montanhistas insistem em caminhar na serra e por lá deixar parte da sua presença. O lixo na montanha é ainda pior do que o lixo que encontramos nos locais de fácil acesso aos automóveis. Estas pessoas que percorrem a montanha e por lá deixam o lixo, não são presença desejada e devido a estas pessoas a zona das Minas dos Carris é quase como que um vazadouro de lixo. Em Setembro de 2008 foram as dezenas os sacos de lixo que, também numa iniciativa deste blogue, trouxemos e depositamos nas lixeiras.

Com este Acto 2 queremos ajudar na preservação do nosso parque nacional e na preservação de uma das zonas mágicas da Serra do Gerês. Iremos percorrer quase 20 km para apanhar lixo e para tornar aquele local para os que o visitam... mas que depois deixem por lá um pouco do que os caracteriza.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Miguel Borges disse...

Viva,
ao ver na diagonal a carta de valor de património cultural no plano de ordenamento, reparo que a estrutura mineira de carris *não consta* dos pontos de interesse.

A ver aqui com atenção.

Rui C. Barbosa disse...

O PNPG tem tido sempre um comportamente estranho em relação às Minas dos Carris. Sabendo que este é um dos pontos que mais gente atrai à Serra do Gerês, parece-me incrível que sejam excluídas dos pontos de interesse. Por outro lado, pode parecer que o PNPG queira de certo modo esconder a vergonha que sente por ao longo dos anos ter deixado o complexo mineiro chegar ao estado em que está não tendo qualquer tipo de intervenção ao nível da preservação de um complexo arqueológico industrial.