quarta-feira, 16 de julho de 2008

Sondagem Refúgio dos Carris

Carris, 1 de Junho de 2008

Terminou a sondagem que este blogue levou a cabo durante algumas semanas relacionada com a criação de um refúgio de montanha nas Minas dos Carris.

A questão colocada na sondagem era a seguinte: "Concorda com a criação de um refúgio de montanha nas Minas dos Carris?". Os leitores podiam escolher entre três possíveis respostas: a) Sim, aproveitando as infra-estruturas existentes; b) Sim, construindo novas infra-estruturas; ou c) Não.

Tendo em conta que a sondagem não é uma sondagem científica e que em certas circunstâncias cada leitor poderia votar mais do que uma vez dependendo da alteração de IP, participaram nesta sondagem 247 pessoas. Os resultados foram os seguintes e estão representados no gráfico: 71,7% (177 votos)- Sim, aproveitando as infra-estruturas existentes; 2,4% (6 votos) - Sim, construindo novas infra-estruturas; 25,9 (34 votos) - Não. Temos então um total de 74,1% (183 votos) a favor da construção de um refúgio de montanha nas Minas dos Carris.


Assumindo que a maior parte dos leitores deste blogue tem um amplo interesse pela montanha e pela preservação da Natureza e do património nacional, penso que os resultados (mesmo moderados) não deixam qualquer margem para dúvidas.

A necessidade de um ou de vários refúgios de montanha na Serra do Gerês e no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) em geral, só não é óbvia a quem uma tendência levemente autista na convivência com os diversos grupos ou organizações que desfrutam do prazer da montanha e do nosso único parque nacional e que parece não compreender esta necessidade. Talvez se existisse um refúgio assinalado nas Minas dos Carris não tivesse ocorrido o caso que em Fevereiro passado foi tão mediaticamente divulgado como um grande pecado mortal e não tivéssemos assistido ao que todos nós vimos.

É altura de se começar a fazer uma certa pressão a quem é responsável por este tipo de decisões. Penso que não será somente o PNPG a decidir o que se deverá fazer e os diversos grupos e associações devem tomar a dianteira de se transformar as ruínas de Carris e outros na montanha como pontos de refúgio para aqueles que desfrutam da Natureza e que na sua presença a ajudam a preservar. Sendo um elemento secular, o Homem tem o seu papel a desempenhar na montanha como elemento de conservação.

A maioria dos que visitam Carris são parte deste número de pessoas que ajudam a preservar. Infelizmente nesta altura do ano vemos os milhares de pessoas que pontuam o Rio Homem com os seus farnéis de Domingo. São estas pessoas, na sua maioria visitantes sazonais, que sujam, destoem, matam, desclassificam o nosso parque nacional. Não vejo qualquer intervenção neste ponto e por tabela, aqueles que durante o resto do ano desfrutam da montanha e das paisagens que o parque nacional oferece, são os penalizados.

Vamos pensar nisto, vamos? Não é por nós... é por eles, os que hão-de vir!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Gráfico: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

medronho disse...

Excelente texto. Apoiado.

Vamos juntar esforços e lutar por uma causa que mts gostariam que fosse avante.

NO GERES disse...

Boas

Concordo que não só se faça um refugio na carris mas também uma limpeza geral e recontruir algumas das casas naquele sitio, que poderia ser um dos locais mais fantásticos da serra.
No que poder ajudar podem contar comigo e ajudarei com todo gosto.

Abraço
Paulo