sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Vamos aos Carris... mas a pagar!

Carris, 12 de Janeiro de 2003

Por duas vezes organizei o que denominei por "Caminhadas Históricas às Minas dos Carris". Estas caminhadas tinham como objectivo final dar a conhecer aos participantes um pouco da história das Minas dos Carris através de uma visita guiada pelo Vale do Alto Homem e pelas velhas ruínas abandonadas no topo da Serra do Gerês.

O tema das caminhadas às Minas dos Carris é um tema que já foi aqui muito debatido neste blogue. A opinião geral é que o acesso aquela zona da Serra do Gerês deveria ser permitido. Numa sondagem que levei a cabo a maior percentagem de leitores do blogue foi da opinião de que o acesso deveria ser permitido mas controlado com guias de montanha do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Sabemos que de forma geral o Parque Nacional da Peneda-Gerês não permite o acesso às Minas dos Carris a grandes grupos organizados e isto acontece mesmo sendo um pequeno grupo de pessoas que combina através da Internet que neste ou naquele dia irem caminhar na Serra do Gerês e visitar as Minas dos Carris. Porém, não consigo compreender como é que várias empresas de actividades de 'outdoor' possam publicitar nas suas páginas da Internet actividades nas quais estão expressamente declaradas e agendadas caminhadas às Minas dos Carris.

Vejo aqui duas diferenças: a primeira é que essas caminhadas são organizadas por empresas que para tal tiram o respectivo lucro porque, e aqui vem a segunda diferença, para participar uma pessoa tem de pagar. Agora, será que alguém me explica porque é que o facto de eu pagar a uma empresa me dá o direito a mim ou a essa empresa de entrar numa área que se diz de acesso interdito devido às suas características ambientais? Será que eu por pagar a uma empresa para 'me levar' aos Carris me vou tornar num exemplo de protecção ambiental? Será que o grupo que é guiado por essa empresa não irá afectar tanto o ambiente só pelo simples facto de ter pago um serviço? Será que eu estou a ver um elemento comum em todas estas questões, isto é o facto de ter de pagar, de proporcionar um lucro, a uma empresa para me levar à serra? Qual é a diferença entre estas actividades e as actividades proporcionadas por outros grupos mas que nas quais não é preciso pagar para participar? Alguém me explica?...

De que forma é que o Parque Nacional da Peneda-Gerês controla estas actividades? Será que o facto da haver um pagamento pela participação à partida é suficiente para garantir que tudo vai correr pelo melhor, que não vão ocorrer agressões ambientais, que todos os elementos participantes não serão meios de poluição?

Alguém me explica?

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: