terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Notas históricas (XX)

Carris, ...anos 40?

A imagem em cima mostra-nos uma paisagem que à primeira vista poderá ser um pouco estranha, mas um olhar mais atento certamente irá reconhecer a parte superior do Vale do Alto Homem. Na imagem é possível ver a encosta da montanha mais próxima dos Carris onde ainda não passa a estrada que irá no futuro permitir o acesso às Minas dos Carris.

Sem dúvida, um documento fotográfico de elevado valor...

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa

3 comentários:

Anónimo disse...

Incrível foto !
Vê-se a Serra Amarela , ao fundo , a descida do Teixo , à esquerda , e o Outeiro Redondo , à direita .
Isso deve ter sido tirado no início da década de 40 ; em 49 o estradão já estava todo aberto !

Jose Ribeiro disse...

Boa tarde, em primeiro lugar gostaria de saudar a bela iniciativa que vos move e em segundo lugar gostaria de fazer um pedido. Poderiam dar mais informações sobre o trilho propriamente dito. É que gostaria de visitar não não si nada do trilho.

Obrigado

Rui C. Barbosa disse...

Caro José Ribeiro,

Antes de lhe falar sobre o trilho que dá acesso às Minas dos carris deixe-me dizer que ele em parte passa por uma área que faz parte da Zona de Protecção Total do Parque Nacional da Peneda-Gerês e que por sido a sua presença nesse local pode ser considerada uma violação desse espaço que por si, e em caso do terrível azar de se encontrar com elementos do SEPNA ou algum dos Guardas da Natureza da área protegida, pode incorrer numa autuação ou advertência.

Quando ao trilho propriamente dito ele tem início ao lado da ponte sobre o Rio Homem localizada a uns 600 metros da fronteira da Portela do Homem. Na sua totalidade o trilho tem aproximadamente 9,5 km de extensão e encontra-se, em grande parte, em muito mau estado devido ao seu piso em pedra solta e cascalho de grande dimensão. Eu costumo dividir o trilho em duas partes, considerando a primeira metade (até sensivelmente ao Cabeço do Madorn) a pior e mais cansativa das duas.

Se por ventura estiver interessado em percorrer o trilho ou visitar as Minas dos Carris aconselho-o a ir num grupo pequeno e não spuerior a 4 pessoas. Deverá levar roupa confortável e calçado resistente e adequado (nada de sapatilhas!!!!). Eu costumo visitar as Minas dos Carris quase todos os meses, por isso se me quiser acompanhar envie o seu contacto para o meu email pessoal.