sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Carris, anos 80 (I)

Carris, 1 de Março de 1981

Ao longo dos anos tenho vindo a coleccionar fotografias relacionadas com as Minas dos Carris. Apesar de ter uma colecção de milhares de fotografias das minas ao longos dos últimos anos, existem datas que me escapa, por completo da minha colecção.

Nos últimos meses tenho obtido fotografias que datam do início da construção das Minas dos Carris em finais dos anos 40, da fase inicial da sua laboração nos anos 50 e da sua reabertura no início dos anos 70. A nível pessoal a minha colecção fotográfica inicia-se em princípios dos anos 90. Assim, na minha colecção faltam-me fotografias que mostrem Carris nos anos 60, em finais dos anos 70 e nos anos 80.

Recentemente o leitor Miguel Campos Costa tem enviado algumas fotografias que mostram as instalações das Minas dos Carris nos anos 80, ajudando-me assim a suprimir alguma das faltas que vou tendo a nível fotográfico.

A seguinte fotografia foi obtida a 1 de Março de 1981 tendo duas curiosidades interessantes. Tal como refere Miguel Campos Costa, nesta data ainda se podiam ver as vigas de madeira dos telhados deste edifício que serviu de dormitório para os mineiros dos Carris. Este edifício foi melhorado no início dos anos 70 com a inclusão de um hall de entrada e novas casas de banho (segundo informações de António Ribeiro, um antigo trabalhador dos Carris). Ainda segundo Miguel Campos Costa, a madeira que se vê no edifício foi utilizada pelo então guarda das Minas dos Carris para se aquecer, o que é perfeitamente compreensível tendo em conta as condições encontradas então nas instalações mineiras.

Uma outra curiosidade desta fotografia é o facto de por entre o nevoeiro sermos capazes de distinguir a silhueta das quatro casas que ainda hoje vemos nas Minas dos Carris, apesar de a fachada de uma delas estar agora parcialmente destruída. Sem dúvida um documento fotográfico bastante interessante.

Fotografia: © Miguel Campos Costa

Sem comentários: