segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Vox Populi (III)

Carris, 7 de Outubro de 2007

Ao longo dos últimos meses tem estado disponível no blogue uma sondagem na qual os leitores podem votar e que coloca uma questão relativa ao acesso aquela zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Com mais de duas centenas de votos até esta data os leitores demonstram assim a sua opinião, podendo também deixar o seu comentário relativamente a este assunto. São alguns desses comentários que agora aqui transcrevo por se encontrarem numa parte do blogue um pouco escondida dos leitores habituais e por estarem relacionados com um tema sobre o qual se ten escrito bastante. Decido manter a identificação de cada leitor, no entanto se alguém não quiser o seu nome revelado é favor de enviar um e-mail e tratarei do assunto de imediato (no entanto convém ter arenção que o nome estará sempre na zona de opiniões da sondagem)...

Enviado por Carlos a 9 de Junho de 2007, "Acho que o acesso as minas de Carris deve ser permitido mas com conhecimento ao PNPG, sem ser necessário uma autorização formal..."
Enviado por Ricardo Pereira a 10 de Junho de 2007, "Acho que deve ser controlada a ida a Carris de modo a evitar situacões de vandalismo e destruiçãoo, a que aqueles que frequentam Carris há alguns anos têm assistido, pois a degradação do complexo nota-se que não se deve só a factores naturais..."

Enviado por Mário Pedroso a 26 de Junho de 2007, "Eu acho que nem devia ser posto em causa o acesso livre aos Carris por todos os que o quisessem fazer bem como a todas as zonas do parque que não sejam declaradamente invasivas para a fauna ou flora... e depois punam-se os prevaricadores que não respeitam as regras de boa educacão... Monitorizem as zonas, ponham guardas etc... mas que não pague o justo pelo pecador... (...)"

Enviado por J. Louro a 10 de Julho de 2007, "Concordo que o PNPG possa controlar o aceso a certas zonas, mas tenho dúvidas da capacidade de o Parque o conseguir fazer. A historia da florestaçãoo do Gerês explica bem que nada se faz contra as populações. O homem ou é parte da solução ou simplesmente nao há solução. Proibir e fácil, ensinar á complicado. Nao me parece que o PNPG saiba ensinar."

Enviado por Cleodónio a 22 de Agosto de 2007, "Bom... pedir autorizacao ao PNPG para caminhadas nem vale a pena, os requisitos e as dificuldades de os obter simplesmente não compensa a barreira burocrática.

A solução mais óbvia é caminhar livremente... mas por outro lado a degradação (de edifícios e de património verde) intencional acentua-se nestes casos porque não há, na prática, nenhuma barreira. Nem 8 nem 80... Contratar guias de montanha é uma opção que possivelmente não passa do papel porque dificilmente o PNPG consegue pagar essas remunerações. Por sua vez o trabalho voluntário perde muita força no momento da aplicação de sanções... Mas sem dúvida que o grosso do pessoal que trabalha no PNPG anda a dormir sobre esta e outras questões!
"
Enviado por Jorge Cunha a 21 de Novembro de 2007, "De facto desolador, ser mandado voltar para trás por "guardas florestais". No entanto a placa diz trânsito proibido... e trânsito não especifica se motorizado ou não. Dai o ir aos Carris utilizando locomoção pedestre tb está incluído. O que é RIDÍCULO, todos nós sabermos como costuma estar aquela zona no Verão... infestada de verdadeiros assassinos da natureza. E a esses porque pagavam uns míseros euros ninguém lhes foi dizer para sair de lá. Nem antes de se pagar o diriam. Agora aqueles poucos, que gostam da natureza, e que caminham pelo prazer de a desfrutar e que de um modo geral se preocupam pela sua preservação, jamais deveriam ser impedidos de subir ás minas, bem como a outros locais no interior do parque. Nao digo aqui o porquê das minhas ideias como todas são discutíveis... Relativamente votação, eu optaria por: Liberdade de circulação, limitada por número (quantidade de elementos por grupo), e isso sim, verdadeiros guardas florestais a patrulhar todo o parque, a vigiar comportamentos e situações ilegais e perturbadoras do espaco. Guardas esses pagos pela licença, anual, ou diária de quem quiser caminhar no parque."

Este blogue está aberto às vossas opiniões, vá lá... aqui ninguém vos identifica para multar!!!!

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: