sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Notas históricas (XII)

Carris, 1970

As fotografias que mostram a actividades nas Minas dos Carris são extremamente raras e por si só documentos históricos e muito importantes na tentativa de relatar a actividade mineira na Serra do Gerês e nestas minas em particular.

As fotografias que aqui têm vindo a ser publicadas nos últimos meses têm um valor muito grande para mim por várias razões. Em primeiro lugar porque me foram confiadas por alguém que tal como eu não gostaria de ver este património esquecido; em segundo lugar porque mostram uma época do nosso país que muitos insistem em esquecer e, tal como já referi no passado, um país que faz por esquecer o seu passado por muito mau que ele seja está a tender para que a História se repita... estas fotografias mostram uma época com 30, 40 ou mesmo 50 anos de História... e por todas as razões não a devemos esquecer nem abandonar.

Na fotografia podemos ver o interior de um dos edifícios das Minas dos Carris que albergava o que parece ser um gerador. Numa das próximas idas às Minas dos Carris terei como objectivo tentar obter fotografias a partir das mesmas posições que muitas destas velhas fotos foram tiradas (aliás, algo que já o fiz anteriormente para uma ou outra fotografia). Qualquer sugestão onde esta fotografia possa ter sido tirada é sempre bem vinda.

Fotografia: © António Ribeiro / Rui C. Barbosa

Sem comentários: