segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Cinco imagens...

Carris, anos 90

As cinco imagens seguintes mostram locais que certamente serão familiares aos que já visitaram as Minas dos Carris. Fazem parte da minha colecção pessoal e infelizmente ainda não as consegui datar.

Elas mostram paisagens que hoje estão já modificadas quer pela acção da Natureza quer pela acção destruidora do homem. Apesar de relativamente recentes são documentos interessantes pois permitem-nos ter uma ideia de como era a paisagem mineira da zona.


Subindo o Vale do Alto Homem chegamos à Água da Pala, local onde existiam uma casa de abrigo para os rebanhos e uma pequena guarita de um cantoneiro que fazia a manutenção da estrada até às Minas dos Carris. Hoje a vegetação tomou conta do espaço então ocupado pelo abrigo para os rebanhos, mas há anos atrás esta era a paisagem que se observava ao chegar à Água da Pala, onde passa um pequeno riacho com o mesmo nome. As duas imagens seguintes mostram a zona do abrigo dos rebanhos (onde se notam ainda os muros de apoio do edifício de madeira) e a pequena guarita escondida por entre as árvores do local.



Chegados às Minas dos Carris, e após o choque inicial da destruição que se espalha pela paisagem, somos impelidos de explorar o que resta. A seguinte imagem mostra em segundo plano a casa destinada aos casais e que se encontra logo à entrada (lado direito) do complexo mineiro. Seguindo o mesmo edifício encontramos dois outros edifícios construídos mais tarde e que serviriam de oficinas. Actualmente a parede do último desses edifícios já ruiu, mas na primeira imagem ainda a podemos ver de pé. Visível é também a estrutura do telhado dos edifícios de habitação em primeiro plano.


Finalmente uma imagem curiosa e que mostra o que ainda hoje é confundido com uma pequena capela, mas que na realidade era a cozinha que servia a casa do pessoal superior da mina. Hoje já sem telhado, esta imagem mostra o edifício ainda com o seu telhado... está escuro no seu interior...


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: