quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Revelar segredos...

Uma nova ida a Lisboa para revelar segredos escondidos na Serra do Gerês...

Esta nova consulta foi extremamente proveitosa para encontrar pequenos detalhes sobre as Minas dos Carris, em primeiro lugar, e sobre as vizinhas Minas do Borrageiro, que por si só tem uma história que merecia ela própria um blogue... Voluntários?

Os primeiros anos de exploração dos Carris em meados da década de 40 do século passado, são um poço de surpresas com uma 'luta' entre dois homens pela concessão. Esta luta chegou ao ponto de se tentar definir, ou redefinir, o significado de «corga» e «ravina», termo este pouco conhecido nas aldeias do Gerês de então.

É uma História interessante da qual vos falarei brevemente.

Em relação às Minas do Borrageiro fiquei agradavelmente surpreendido pela quantidade de informação disponível. A exploração mineira junto ao Borrageiro foi iniciada em 1916 e em finais dos anos 80 a empresa PROMINAS quase que entrava numa luta renhida com a direcção do Parque Nacional da Peneda-Gerês para uma possível reactivação da exploração mineira naquele local. Felizmente, a protecção da Natureza falou mais alto e os planos da PROMINAS acabaram por ser abandonados...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: