sábado, 7 de abril de 2007

Perigo nas Minas dos Carris!!!

Carris, 6 de Abril de 2007

Ao se analisar em pormenor as imagens obtidas durante a descida a um dos poços das Minas dos Carris (exploração do Salto do Lobo), foi observada uma entrada de luz numa das galerias subterrâneas. A existência dessa luz implicava a existência de uma entrada para a galeria desde o exterior. Sendo conhecida somente uma entrada para este sistema de galerias facilmente se chegaria à conclusão que a entrada de luz observada teria resultado do colapso da galeria.

Foi com o intuito de descobrir essa entrada (e assim resolver os mistério dessa luz) que mais uma vez se visitou as Minas dos Carris. Após a observação de uma área já registada como de colapso nas imediações da entrada do poço da mina, foi localizada uma zona que talvez será a mais perigosa de toda a área das Minas dos Carris. Esta zona situa-se junto de uma área arenosa e de granito instável e está completamente encoberta por vegetação rasteira. O próprio aproximar ao abismo encoberto representa por si só um grave risco. Semelhante a uma grande fenda, a abertura observada origina uma entrada vertical directa para uma galeria e o seu acesso é extremamente difícil e perigoso (talvez mesmo impossível...).

Zona de colapso. Facilmente se nota a natureza do solo.

Esta fotografia é demonstrativa da abertura que existe no solo resultante da queda do tecto da galeria. Note-se a abundante vegetação em seu redor que faz com que a fenda passe despercebida ao visitante mais distraído.

Tendo em conta as imagens registadas enteriormente e após a observação deste local, chegou-se à conclusão que este por si só não explicava o observado nas imagens do dia 1 de Abril de 2007. Certamente teria de existir uma outra entrada e esta acabou por ser descoberta minutos mais tarde. Também resultante do colapso da galeria, esta entrada permite o seu acesso por uma abertura localizada por entre escombros, areia e rochas soltas. A observação do local circundante e do seu interior levou-nos à conclusão da situação extremamente instável da zona e por isso do perigo que ela representa em toda a área.

Nesta fotografia é bem visível a natureza arenosa do local resultante da desagregação do granito.
O colapso da zona resultou numa abertura que dá acesso a uma das galerias da exploração do Salto do Lobo - Carris. A abertura é estreita e encontra-se quase preenchida com rochas e terrenos arenosos. Uma zona muito perigosa em Carris.

O visitante do local facilmente observa várias zonas de colapso das galerias subterrâneas e isso deverá por si só ser um alerta para o perigo do local.


A abertura referida dá acesso ao interior da galeria. O seu estado é extremamente instável e não é aconselhada a entrada.

As imagens aqui representadas foram obtidas tendo em conta todas as medidas de segurança e registadas somente após se ter a certeza de que a nossa presença não iria provovar qualquer desmoronamento ou instabilidade no local.

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: