domingo, 1 de abril de 2007

102!

Carris, 1 de Abril de 2007

Está cumprida a 102ª caminhada às Minas dos Carris.

Esta caminhada foi iniciada junto às Lagoas do Marinho seguindo-se depois pelas Minas das Sombras, Outeiro do Pássaro, Lamas de Homem, Salto do Lobo e Carris. O principal objectivo foi o de se tentar obter imagens de um dos poços das minas utilizando equipamento especialmente preparado para o efeito. Foram conseguidas imagens inéditas e exclusivas do interior da Mina dos Carris onde são visíveis pormenores interessantes ao longo dos mais de 60 metros de profundidade do poço. Estas imagens estarão disponíveis brevemente.

As condições atmosféricas trouxeram céu geralmente pouco nublado pela manhã sobre a área da caminhada, tendo-se tornado mais nublado com o decorrer do dia e totalmente nublado a partir do meio da tarde. O frio e o vento moderado a forte foi uma constante ao longo do dia que terminou com intensa queda de neve acima dos 1100 metros.

As fotografias mostram diversos aspectos da caminhada (especial atenção entre a primeira e a última fotografia apresentadas).

Abrigo de montanha situado no sopé do Fojo de Alcantara
Abrigo de pastores coberto com turfa situado perto da Lagoa do Marinho

Entrada de uma das galerias subterrâneas das Minas do Borrageiro

Ruínas existentes nas Minas do Borrageiro

Borrageiro 2º (1274 metros de altitude)

Aspecto geral do vale com pastagens de altitude utilizadas ainda na transumância que se pratica na Serra do Gerês. O vale termina na Corga da Pena Calva, sendo ainda visível a Terra Brava e parte dos Chamiçais (1258 metros de altitude)

Lagoa do Marinho

Estação meteorológica vandalizada na Serra do Gerês (situada próximo do Outeiro do Pássaro 2º)

O que resta da continuação da estrada principal para as Minas dos Carris e que dava acesso às explorações a céu aberto no Salto do Lobo.

O que resta da entrada que dava acesso ao poço principal da Mina dos Carris


Surpreendidos pela neve (no canto superior direito o Borrageiro 2º)

Abrigo de montanha situado no sopé do Fojo de Alcantara (no final da caminhada!)


Fotografias © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo belo passeio!! A ver se fazem um mapa pra eu seguir um dia destes e conhecer com os meus olhos esses lugares, que ainda não visitei;)Belos locais:)Bjos, Cristina F.