quarta-feira, 4 de abril de 2007

Carris, a História (XI)


Carris, 18 de Março de 2007

Após extraído ainda em bruto, o minério era transportado em pequenos vagões para o edifício no qual potentes britadeiras faziam a sua separação. Esse edifício encontra-se assente num acentuado declive sobranceiro ao vale adjacente. O trajecto entre a mina principal e este edifício era feito por uma galeria pré-fabricada de madeira, da qual hoje somente existe a base em cimento e na qual assentavam as paredes.

Uma das construções mais isoladas nesta área encontrava-se escondida pelo Penedo da Saudade. Este pequeno edifício, o único rodeado por arame farpado em toda a zona de Carris, servia para armazenar o material explosivo (dinamite, rastilhos, detonadores, etc.) utilizado nas minas. Até há poucos anos era o único edifício com o telhado minimamente intacto existente em Carris. Foi destruído pelo mau tempo, que acabou por derrubar as suas paredes e projectar as telhas a metros de distância.

Uma outra zona peculiar de Carris é a sua enorme lagoa, que servia de depósito de armazenamento de água. Junto da lagoa existe uma casa da qual só restam as quatro paredes em pedra e que poderia servir para controlar a passagem de água para o edifício de lavagem de minério (são visíveis algumas colunas em pedra e cimento sobre as quais deveria assentar uma conduta possivelmente metálica que levava a água para o edifício).

Curiosamente, esta lagoa não surge assinalada na CM-Folha31 (escala 1/25 000) publicada pelo IGeoE, baseada em trabalhos de campo levados a cabo em 1949, mas surge numa edição mais recente da mesma Folha, baseada em trabalhos de campo desenvolvidos em 1996. Na CM-Folha31 de 1949 está somente assinalado um tanque (podendo, no entanto, ser um erro!).

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: