Percorri de novo o Trilho dos Currais (PR3 TBR) na Serra do Gerês, mas desta vez com um pequeno desvio para o Penedo do Trovão.
O Trilho dos Currais percorre três currais: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro, numa área de singular beleza natural da Serra do Gerês.
Inserido no âmbito Cultural e Paisagístico, o Trilho dos Currais proporciona um contacto direto com o espírito e tradições comunitárias locais, a partir da organização silvo-pastoril na forma de vezeira. Esta prática comunitária, peculiar da Serra do Gerês, decorre de maio a setembro, sendo o gado bovino da comunidade encaminhado pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se situam os currais. Os vezeiros – proprietários do gado – acompanham durante dias ou semanas o gado consoante o número de cabeças que possuem, transportando os utensílios para a alimentação e estadia nas cabanas dos currais.
A manutenção destas estruturas comunitárias é assegurada anualmente. Todos os anos, previamente à subida do gado para a serra, no dia dos cubais, os proprietários limpam os caminhos carreteiros, arranjam as cabanas e as fontes.
Mais informação sobre este percurso: prospecto e traçado gps.
A placa de início do percurso encontra-se em Pereiró antes da chegada ao Vidoeiro. Saindo daqui, desci para o centro da vila termal e iniciei a subida para a Carona, tomando depois um caminho florestal que me levaria ao Curral do Gaio e daqui para a Pedra Bela com o seu conjunto de miradouros recentemente melhorados.
Deixando a Pedra Bela para trás, e após passar pela sua desoladora Casa Florestal, segui para o Curral da Espinheira onde somos sempre saudados pelo feliz canto da passarada, seguindo depois em direcção ao Curral da Carvalha das Éguas passando ao lado do Varejeiro. Passando a Chã da Carvalha das Éguas, o percurso vai-nos levar ao Curral da Lomba do Vidoeiro e daqui inicia a descida para a Quelha Verde. A parte inicial da descida faz-se por um estradão florestal até chegar ao desvio que nos conduz a um carreiro que entra na Corga da Sernada. É aqui que se pode fazer um pequeno desvio para visitarmos o Penedo do Trovão que nos permite uma vista sobre a vila do Gerês e sobre o Vale do Rio Gerês.
Finalmente, o Trilho dos Currais leva-nos à zona de merendas do Vidoeiro.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário