Carris, 26 de Julho de 1943
Datada de 26 de Julho de 1943, a Sociedade Mineira dos Castelos Lda. apresentava a Memória Descritiva e Justificativa bem como o Plano de Lavra para a mina de volframite da Lamalonga 1. Esta mina seria mais tarde englobada num todo denominado Minas dos Carris dos quais fazem parte as concessões do Salto do Lobo, Corga das Negras n.º 1 e mais tarde o Castanheiro e Borrageiro (ou Borrageiras).
O seguinte texto é uma transcrição integral do referido documento sem qualquer correcção ortográfica ou alteração a nível do texto.
"Memória Descritiva e Justificativa - Mina de volframite - "Lamalonga 1" - Plano de lavra
Propriedade - Pertence esta mina á firma SOCIEDADE MINEIRA DOS CASTELOS, LIMITADA, com séde no Porto á Rua de Fernandes Tomas, 749-1º.
Situação - Fica a mina no sitio denominado "Lamalonga", freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.
O ponto de partida é definido pela seguintes coordenada referidas ao castelo de S. Jorge M = -90.850,0 e P = - 343.650,0.
Este ponto de partida foi devidamente ligado á rêde geral de triangulação do País, por intermédio dos vértices trigonométricos:
Carris M = -90.055,1 P = -344.768,2
Matança M = -91.620,4 P = -343.432,1
Compadre M = -92.891,5 P = -344.348,9
coordenadas com origem no Castelo de S. Jorge.
Topografia e culturas - A topografia da região apresenta desníveis acentuados. Os terrenos são báldios e incultos.
Geologia - A região á essencialmente granítica.
Jazigo - O jazigo para o qual se apresenta o plano de lavra, é constituido por depósitos aluvianários constituidos por volframite, aparecendo tambem outros minerais associados. Pelas pesquizas realizadas, verificou-se que a média de altura dêsses depósitos é de 1,50 metros, encontrando-se a maior altura para jusante da linha de água.
Os depósitos superfíciais têem uma espessura de uns 0,20 metros, seguindo-se inferiormente uma zona com, aproximadamente, 0,60 metros de estéril.
Junto da rocha-leito encontram-se os aluviões mais ricos, com uma altura de 0,30 metros seguindo-se-lhe superiormente uma zona muito pouco mineralizada con uns 0,40 metros de espessura.
Nas peças desenhadas figura um córte do terreno, mostrando a constituição da camada aluvionária.
Pesquizas - Constaram estes na abertura de vários poços ao longo da depressão por onde corre a linha de água, com o fim de se ajuizar do valôr e riqueza da camada. Estes poços foram aprofundados até penetrar na recha-leito.
Plano de lavra - O método de exploração que se pretende adoptar nêste jazigo consiste na abertura de valas distanciadas de cerca de 50 metros umas das outras e de fórma a atingir a profundidade da rocha-leito. Estas valas vão avançando normalmente á sua direcção e sempre á medida que se retira a camada mineralizada.
Ao mesmo tempo que se faz o avanço, o estéril é removido á pá para traz, entulhando deste modo a parte desmontada. A camada de terra arável será removida de fórma a reconstituir-se a primitiva formação.
As terras mineralizadas são, por agora, sujeitas a uma lavagem, em caleiras, de modo a obter-se uma regular concentração.
As terras são transportadas até ás caleiras em carrinhos de mão que nos regresso transportam o estéril resultante da lavagem, indo entulhar os vazios ainda existentes. Os concentrados obtidos serão transportados em muares até ao local denominado Albergaria, seguindo daqui por viaturas automóveis á oficina de tratamento que esta Sociedade possui na Cidade do Porto.
O aluvião abrange uma área de 700 x 150 o que com a profundidade média de 1,5 metros dá um volume de 157.000m3 de material a tratar com o teor médio de 2%.
Todo o transporte de tout-venant e estéril que inicialmente é feito em carros de mão, será o mais rapidamente feito por material Decauville.
Tem esta Sociedade em construção um caminho que ligará o local "Albergaria" á sua concessão "Salto do Lobo", numa extensão aproximada de 9 km.
Logo que seja possivel transportar maquinismos, projecta-se montar uma lavaria mecánica que tratará diáriamente 60 a 100 toneladas de terras.
Este projecto será apresentado no momento oportuno.
Esgôto - O terreno não é muito alagadiço, pelo que se julga suficiente o escoamento das águas através da linha de água. Contudo, se no Inverno fôr necessário, com facilidade se drena o terreno pelo afundamento da linha de água.
Mão de obra - Julga-se mais que suficiente o recrutamento do pessoal nas povoações mais próximas.
Instalações - Por agora. serão utilizadas as qie a Sociedade tem na área da concessão "Salto do Lobo".
Orçamento - Dada a proximidade da já citada concessão "Salto do Lobo", serão utilizados os recursos de que esta Sociedade ali dispõe em ferramentas e demais acessórios. Assim, prevê-se o seguinte orçamento:
Mão de obra ------------20.000$00
Ferramentas -------------5.000$00
Diversos e imprevistos --- 2.500$00
27.500$00
Porto, 26 de Julho de 1943
O Director Técnico
FRANCISCO DA SILVA PINTO,
Engenheiro de Minas"
Fotografia: © Rui C. Barbosa
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