Carris, Março de 1955
Sem uma expedição de socorro realizada em finais de Fevereiro de 1955, os mineiros dos Carris arriscavam-se a ficar isolados até ao mês de Maio. A queda de neve tinha sido tão intensa que em certas zonas o manto branco atingiu uma espessura de seis metros.
O jornal O Século noticiou por várias vezes os esforços da missão de socorro e a revista O Século Ilustrado publicou em Março de 1955 uma reportagem fotográfica descrevendo a odisseia vivida na Serra do Gerês. Continuo aqui a reproduzir os textos e imagens que então relataram esses acontecimentos.
O seguinte texto é da autoria de António Gonzalez que assina a respectiva reportagem gráfica)...
"O sr. engenheiro António Castilho, director de máquinas da Junta Autónoma de Estradas, dirigindo os serviços do corte de neve, em que foi utilizado um poderoso tractor".
Fotografia: © O Século Ilustrado / Rui C. Barbosa
1 comentário:
E passado um ano e alguns dias, não me deixas de surpreender!!Acho que sou dos poucos que te segue a ti e a este blog desde o seu inicio..e o que começou como um "amor" pela serra do gêres, pelos carris e que representa para todos nós, está a tornar-se num magnifico trabalho de pesquisa e dedicação. "Só eu sei..." o trabalho e tempo que tens dispensado!Grande abraço amigo e espero continuar a acompanhar-te, faça sol ou faça chuva..ou neve, ou nevoeiro lol, neste teu "trilho"!
Enviar um comentário