domingo, 3 de agosto de 2025

Em forma de agradecimento

 


A qualidade da fotografia não é a melhor e não nos oferece a dimensão do monstro que naquela altura percorria as encostas e vales da Serra Amarela. É uma fotografia feita à noite com um telemóvel cuja câmara não é da melhor qualidade e com uma exposição que, apesar de curta, acabou por desfocar um pouco a imagem.

No entanto, chamo a vossa atenção para uma pequena luz mesmo junto do limite da água da albufeira no quadrante inferior esquerdo da imagem. Aquela luz, branca, é a luz de um frontal de alguém que naquele momento fazia parte das equipas de Sapadores, Bombeiros, GNR ou Vigilantes da Natureza que estavam no combate ao incêndio que há já vários dias lavrava na Serra Amarela.

Na imagem não são visíveis as luzes de outros homens que se encontravam na escuridão da noite a combater o inferno que consumia vidas - animais e plantas - que sobressaltava populações serranas inteiras.

Estes homens que arriscam as suas vidas nas condições mais duras e difíceis, combatendo incêndios em zonas onde estes não deveriam chegar - mas que chegaram por incúria, incompetência e incapacidade de quem decide - são os salvadores do que se pôde salvar na Serra Amarela e os verdadeiros heróis que impediram que Portugal ficasse (ainda) mais pobre no que diz respeito às suas áreas protegidas.

Estes são quase sempre os homens invisíveis, os heróis sem capa, que durante todo o ano preservam a nossa Natureza, sendo eles também vítimas da má gestão e da incompetência. São vítimas do "Não vamos fazer tanto alarme social por causa disto" e são vítimas da desproporcionalidade, segundo o Presidente da República, do accionamento do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

Por muitas palavras que possa escrever, serão poucas para agradecer o trabalho e o empenho destes homens do Corpo de Sapadores Florestais ao serviço no Parque Nacional da Peneda-Gerês, das diversas Corporações de Bombeiros presentes no combate às chamas, dos militares da Guarda Nacional Republicana e do Corpo de Vigilantes da Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Obrigado!

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: