sábado, 2 de agosto de 2025

Declaração de situação de alerta

 


Segundo comunicado da Protecção Civil, entre as 00h00 do dia 3 de Agosto e as 23h59 do dia 7 de Agosto, é declarada a situação de alerta por elevado risco de incêndio.

Assim:

- Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

- Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;

- Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão;

- Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.

𝗘𝗹𝗲𝘃𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗴𝗿𝗮𝘂 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗻𝘁𝗶𝗱ã𝗼 𝗲 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗽𝗼𝗿 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗚𝗡𝗥, 𝗰𝗼𝗺 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿ç𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗶𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮çõ𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝘃𝗶𝗴𝗶𝗹â𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝗳𝗶𝘀𝗰𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮çã𝗼, 𝗽𝗮𝘁𝗿𝘂𝗹𝗵𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗶𝘀𝘀𝘂𝗮𝘀𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗿𝗶𝘀𝗰𝗼 𝗲 𝗱𝗲 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗼 𝗴𝗲𝗿𝗮𝗹 à𝘀 𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮çõ𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝘁𝗲cçã𝗼 𝗲 𝘀𝗼𝗰𝗼𝗿𝗿𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗼𝘀𝘀𝗮𝗺 𝘃𝗶𝗿 𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗻𝗰𝗮𝗱𝗲𝗮𝗱𝗮𝘀;

Da mesma forma, estará interdito o acesso à Mata de Albergaria e continua a não ser permitido percorrer os trilhos pedestres e caminhos florestais enquanto se verificar alerta vermelho.

A Serra Amarela, 2 de Agosto de 2025

 


Para memória futura: é este o aspecto da vertente Sul da Serra Amarela no dia 2 de Agosto de 2025. Do que havia, pouco escapou. O carvalhal de Vilarinho da Furna escapou por um triz devido à intervenção de populares e de elementos dos Sapadores (ICNF) e dos Bombeiros.

A zona era casa de alguns colmeais que, tendo fisicamente escapado às chamas, certamente irão morrer devido aos efeitos do calor, fumos e, agora, da falta de alimento para as abelhas. Não sendo colmeais de grande dimensão, não deixa de representar um prejuízo para os apicultores após meses de investimento.

A paisagem ainda vai sofrer mais danos; virão as chuvas e as inevitáveis derrocadas, iniciando-se um processo de erosão num solo severamente afectado por um incêndio ocorrido há 13 anos, levando assim ao seu empobrecimento. O coberto vegetal deverá surgir e começar a renovar-se na Primavera de 2026, mas passarão muitos anos até que a serra volte a ter o esplendor a que estávamos habituados.

Talvez os pastos surjam no próximo ano e talvez a Serra Amarela volte a ser ocupada pelo gado que por ali se alimenta.

Com a recuperação dos solos, talvez os animais voltem a ocupar os recantos da Serra Amarela que, entretanto, irá mergulhar num silêncio sepulcral por muitos meses.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Paisagens da Peneda-Gerês (MDXC) - Subindo de Ramisquedo

 


A fotografia data de 25 de Março de 2025 e foi feita durante a travessia integral da Serra Amarela. A imagem mostra um carvalhal espontâneo na encosta logo após a passagem do Curral de Ramisquedo na direcção do alto da Louriça, Serra Amarela. Neste dia, não imaginava que a estaria a ver pela última vez...

Esta talvez seja uma paisagem que já não existe, devastada pelo violento incêndio florestal que durante sete dias lavrou no Parque Nacional da Peneda-Gerês em Julho e Agosto de 2025. 

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

"Não vamos fazer tanto alarme social por causa disto!"

 


"Não vamos fazer tanto alarme social por causa disto!", Luís Montenegro - Primeiro-ministro de Portugal, 31 de Julho de 2025.

Imagens do incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês na noite do dia 31 de Julho de 2025.







Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)