quarta-feira, 10 de abril de 2024

Trilhos seculares - Da Portela de Leonte ao Borrageiro pelos Prados da Messe

 


Apetecia-me caminhar um pouco até ao Borrageiro, mas sem deixar de lado os Prados da Messe. A caminhada começou pela manhã na Portela de Leonte, subindo depois a Costa de Sabrosa e chegando ao Alto do Borrageiro por carreiros pouco trilhados.

A manhã esteve tranquila com apenas um ou dois carros a passar por mim na estrada da Mata de Albergaria, mas como se não houvesse amanhã... O despertar consciente não existe para muitas pessoas que vêem aquela estrada como uma «pista de rali».



Depois de percorrer os 3 km de asfalto até ao princípio da subida da Costa de Sabrosa, início da «longa» subida. Esta é sempre uma trepada agradável de se fazer e a tranquilidade da manhã saudou-me com o vislumbre das cabras-montesas já perto da Lameira das Ruivas.

Subida a Costa de Sabrosa surge-nos o Cabeço do Cantarelo e a passagem pela Lameira das Ruivas dá-nos o primeiro vislumbre dos Prados Caveiros a caminho do cimo da Corga da Água dos Vidros. A paisagem vai-se compondo com o Cabeço do Corno Godinho ou as fragas alcantiladas das Albas, enquanto a fantástica torre do Pé de Medela leva-nos para os contos de fantasia que estas paragens sempre recordam.

Descendo da Lomba de Burro, e passando as ruínas da antiga casa dos Serviços Florestais, dirijo-me à Fonte dos Prados da Messe, abastecendo-me para uma curta paragem e um café.



Retemperado, sigo para as imediações do Curral da Pedra, saindo dos Prados da Messe, e em breve estou no Porto de Vacas encimando encosta acima na direcção do Curral do Conho e daqui para a Lomba de Pau. Esta é também uma subida que nos põe à prova, mas que desafia o olhar com a paisagem que se vai mostrando atrás de nós com as paredes das Velas Brancas, os altos de Porta Roibas e o colosso de Borrageiros, encimando a paisagem agreste e cinzenta da Serra do Gerês.

Almoço na tranquilidade do Curral do Conho com os seus carvalhos já a começas a vestir-se de Primavera. A parte seguinte da jornada havia de me levar ao Alto do Borrageiro, mas desta vez passando na vizinhança da Mourisca através de carreiros escondidos pelo tempo. Estes caminhos dão-nos sempre novas perspectivas de paisagens há já muito conhecidas.

Após a subida ao velho marco geodésico, e apreciando a paisagem por breves momentos, descia então através das Lamas de Borrageiro e seguindo depois para a Fonte da Borrageirinha. Daqui, a clássica descida para a Chã da Fonte e depois para a Chã da Preza, apreciando a magnífica paisagem do Vale de Teixeira. Ladeando o Outeiro Moço, chegava ao Vidoal e terminava a caminhada na Portela de Leonte após descer a Costa do Morujal passando pela Chã de Carvalho à vista do Pé de Cabril.

Ficam algumas fotografias do dia...











Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: