Regresso a um local que não visitava há cerca de 10 anos, a mística e mágica paisagem de fundo de Pitões das Júnias: os Cornos da Fonte Fria.
A parte inicial do percurso seguiu o traçado do Percurso da Cabra-montês. Esta é uma pequena rota com uma extensão de 3,6 km (ida e volta) promovida pela ADERE Peneda-Gerês e que nos mostra os valores naturais e a paisagem daquelas paragens.
Percorridos os 1,8 km iniciais pelo Vale do Ribeiro das Aveleiras e seguindo a encosta do Outeiro do Grossal, embrenhamo-nos na paisagem dos escarpados graníticos, descendo ao Ribeiro dos Fornos passando pelo Curral de Bruzaleite. A «descoberta» de velhos fornos pastoris alagados mostra que aquelas paragens foram em tempos locais muito utilizados para o pastoreio ou outras actividades tradicionais (carvoaria, por exemplo).
Ladeando a Fraga de Bruzaleite pelo Poente, entramos na Corga de Fonte Fria, avistando a Roca Sendeia e o cume que dá o nome àquela zona. Com a presença da cabra-montês, chegávamos à Fonte Fria, seguindo depois pelos Cotos de Fonte Fria e chegando às majestosas Gralheiras tendo como paisagem a albufeira da Barragem de Salas.
Seguindo depois por carreiros escondidos pelo tempo, descemos às Várzeas da Lama de Conde e depois para o Nó, entrando de novo no Vale do Ribeiro das Aveleiras e regressando ao ponto de partida pela encosta do Outeiro do Grossal.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário