domingo, 12 de novembro de 2023

Serra do Gerês - Da Pedra Bela e pela Encosta do Cocuruto

 


Esta caminhada levou-nos desde a Pedra Bela a visitar três currais na Serra do Gerês, seguindo inicialmente pelo traçado do Trilho dos Currais.

Saindo da Pedra Bela numa manhã de céu encoberto, mas onde a chuva esteve ausente, chegando em força da parte da tarde quando os corpos já descansava ao calor da lareira. Pouco depois da Pedra Bela, chegava-se ao Curral da Espinheira. Este é um verdadeiro santuário de passarada na Primavera e no Verão, mas também não desilude no Outono. Os cantares e chilreares não são tantos, mas dá para satisfazer a alma durante alguns minutos.


O caminho segue depois até se encontrar com o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês, que se vão separar apenas nas imediações do Penedo do Trovão. Passando o Varejeiro, chegamos a um pequeno pinhal com uma vista fantástica para a Corga de Giesteira e para a Arrocela. Em pouco tempo estamos a chegar à Chã da Carvalha das Éguas com o Curral da Carvalha das Éguas com o seu abrigo pastoril e os dois grandes carvalhos seculares. Este é sempre um bom local para abastecer de água e, nesta altura, para apreciar os choteiros que povoam o chão.

Deixando a Carvalha das Éguas seguimos então para a Lomba do Vidoeiro e junto do abrigo pastoril ali existente, foi o momento da paragem para o costumeiro café antes de prosseguirmos para a Encosta do Azeral e depois percorremos a Encosta do Cocuruto, voltando para a Pedra Bela.

Ficam algumas fotografias do dia...














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: