quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Trilho de Germil

 


Iniciando-se na aldeia de Germil, o Trilho de Germil é um percurso de pequena rota que se desenrola nas encostas da Serra Amarela e no vale do Rio Germil na confluência entre o Ribeiro do Chão da Ponte e o Ribeiro de Portomalhão (Ribeiro de Porto Aboense).

Saindo de Germil e passando pelo Chão Relva, o percurso segue pelas antigas ligações entre as aldeias serranas nas encostas da Serra Amarela até atingir a Encosta da Pena do Eido, flectindo então à esquerda e descendo em direcção à estrada entre Germil e Entre Ambos-os-Rios. Progredindo algumas dezenas de metros pela estrada, abandonando-a quando nos encontramos de frente para o Fojo do Lobo de Germil. Descendo a encosta à direita da estrada, iremos passar junto do Outeiro do Cortelho e entramos num magnífico bosque que iremos percorrer quase até chegarmos de novo à aldeia.

Caminhando por entre velhos carvalhos e frondosos musgos verdes que dão um cenário único ao local, atravessamos a Ponte da Broca e iniciamos a subida para Germil de Baixo entre os peitos de Ponte Nova e Foz Velha. A chegada a Germil faz-se por entre o casario de Germil de Baixo com o seu relógio de Sol e eira comunitária, terminando o percurso junto da S.ra da Penha de França, em Germil de Cima.

Ficam as fotografias do dia...





























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: