terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Captura de exemplares de cabra selvagem (nota do ICNF)

 


Confirmando os recentes rumores que circulavam relativamente à captura de exemplares de cabra selvagem na Serra do Gerês, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) publicou a 8 de Dezembro de 2020 (dia feriado) na sua página do facebook o seguinte texto:

No âmbito do Projeto POCTEP GERES-XURES DINÂMICO, o ICNF iniciou recentemente a construção de um cercado para maneio e albergue de indivíduos da população de Cabra-montesa (Capra pyrenaica) do Parque Natural da Peneda-Gerês.

Este cercado tem como principais objetivos a manutenção de um núcleo fundador que possa acudir a eventuais problemas de extinção local provocados por surtos de zoonoses ou para estabelecimento de novas populações e aquisição de experiência, por parte dos nossos técnicos, na captura e manipulação de indivíduos desta espécie de forma a permitir a realização de ações de estudo e gestão de populações, nomeadamente de rastreio sanitário ou de diversidade genética.

O cercado será instalado na Mata Nacional do Gerês, numa área de aproximadamente 8 ha, onde ocorrem maioritariamente matos, afloramentos de grandes rochas graníticas e uma pequena área florestal, estando adaptado à permanência autónoma da espécie em perfeitas condições. Possui um capturador fixo que vai permitir a captura dos animais para controlos ao nível sanitário e para que possam ser manipulados. 

Neste projeto estão ainda incluídos dois capturadores móveis para permitir a captura de indivíduos da população exterior.

Ficará assim explicada a construção do cercado entre a Lomba do Vidoeiro e a Carvalha das Éguas, Serra do Gerês. No entanto, e tendo em conta o passado recente das atitudes deste instituto público no apoio a eventos de promoção da caça à cabra selvagem, convém manter o estado de alerta para o que possa daqui advir.

Imagens: ICNF

Sem comentários: