segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

ICNF quer capturar exemplares de cabra selvagem (supostamente para repovoamento de outras áreas protegidas)

 


Nos últimos dias têm circulado rumores sobre a intenção por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) de proceder à captura de um número não definido de exemplares de cabra selvagem para supostamente serem reintroduzidas noutras áreas protegidas em Portugal.

Pelas ruas das Caldas do Gerês, diz-se que os animais serão supostamente transferidos para o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).

Para a captura dos animais, está a ser construída uma estrutura (uma cerca) nas imediações da Lomba do Vidoeiro, não muito afastado do Curral da Carvalha das Éguas. Nos últimos dias têm sido observadas movimentações de maquinaria pesada.

Como quase tudo que acontece com o ICNF quando não é para sua autopromoção, pouco se sabe por parte deste organismo qual é a verdadeira intenção desta captura e tendo em conta o recente historial do ICNF em relação à cabra selvagem, poderá haver motivo de preocupação.

Assim, não fará muito sentido uma reintrodução desta espécie no PNSE, pois só se reintroduz onde já houve uma população da espécie até data recente. Ora na Serra da Estrela, se houve cabras selvagens (e deve ter havido - mas existem evidências arqueológicas?) não há memória oral nem escrita de tal.

Por outro lado, a cabra selvagem não terá qualquer predador natural no PNSE... a não ser o Homem! A introdução da cabra no PNSE pode ter como consequência a sua propagação descontrolada e a viabilização para que a mesma se torne espécie cinegética no futuro em todo o país. E aqui assenta um ponto muito interessante. O ICNF esteve entre as entidades que apoiavam a organização de umas jornadas internacionais que estiveram agendadas para Abril de 2019 e cujo único objectivo era tentar iniciar o processo de legalização da caça à cabra selvagem no Parque Nacional da Peneda-Gerês e por consequência em todo o país.

Recordem isso nos seguintes artigos:

Vergonhosa promoção da caça no PNPG

Uma aberração chamada "caça à cabra selvagem" a ser promovida nos Arcos de Valdevez

Assim, devemos estar atentos a estas movimentações e devemos exigir uma explicação célere por parte do ICNF e do PNPG sobre quais as verdadeiras intenções de todo este processo!

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: