segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

A Casa para os Casais

 


Icónico por entre as ruínas das Minas dos Carris, o edifício que se nos depara do lado direito quanto chegamos ao complexo mineiro vindos da Corga da Carvoeirinha foi destinado aos casais que habitavam as minas.

O bloco de casas para casais estava localizado em frente do refeitório e estava dividido em várias habitações. Este edifício era composto por nove habitações, sendo a primeira uma casa de banho geral ao edifício e a última habitação, com o triplo do tamanho das restantes, era uma sala de estar. Exceptuando esta (com duas janelas frontais e duas posteriores), cada habitação tinha uma porta de acesso frontal e posterior bem como uma janela frontal e posterior).

Era construído em paredes de alvenaria ordinária com as dimensões principais de 38,5 metros de comprimento e 5,30 metros de largura. O edifício destinava-se ao alojamento de sete casais. A sala de estar tinha um comprimento de 7,40 metros e uma largura de 4,50 metros, enquanto que o compartimento destinado ao balneário tinha um comprimento de 4,50 metros e uma largura de 1,50 metros.

Nas escadas de acesso à sala de estar comum, encontra-se gravado no cimento a inscrição “F.J.S. 26/3/1956”, que poderá indicar as iniciais do principal responsável pela construção ou remodelação do edifício ou possivelmente a data de finalização dos trabalhos de construção ou de reparação.



Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: