domingo, 1 de dezembro de 2019

Parque de Campismo de Cerdeira promove Caminhadas de Autor


O Parque de Campismo de Cerdeira vai organizar uma série de quatro caminhadas genericamente denominadas como "Caminhadas de Autor" que o levam a descobrir a Serra do Gerês.

Guiadas por Rui Barbosa, compreender-se-á melhor porque descrevia Tude Sousa o forno, ou cabana, que os pastores ainda hoje usam para se recolher e abrigar.

São construções toscas, ligeiras, de pedras secas, mal dispostas geralmente, umas revestidas e outras não de torrões, tapando os intervalos. Cobertas umas de telhas redondas, à portuguesa; cobertas outras de torrão, guarnecendo pedras largas e delgadas. As suas dimensões e capacidade não são grandes: 2 a 2,50 metros de alto, por 2,50 e 3 metros de comprido, com as portas baixas, por onde o homem passe curvado e por elas não entre o gado. Três a seis, ou oito pessoas, é o máximo que nelas caberão.

Em 4 caminhadas distintas, o Parque Cerdeira leva-o pela Serra do Gerês, dentro do Parque Nacional, em busca do património construído na montanha e que serve ancestralmente as comunidades locais. 

Visitaremos 32 Currais, com as típicas cabanas do pastor e também locais emblemáticos do Gerês, como o Pé de Cabril, Prados da Messe, Borrageiro, Cascata do Arado, Poço Azul e Mata da Albergaria, para além da Via Romana.

Datas de realização

29 de Dezembro, Pé de Cabril

30 de Dezembro, Leonte – Prados da Messe

3 de Janeiro, Albergaria – Prados da Messe

4 de Janeiro, Cascata do Arado – Rocalva

Mais informações e reservas aqui.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: