quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Os últimos parágrafos d'"O Penúltimo Capítulo"


As ruínas das Minas dos Carris permanecem na Serra do Gerês repletas de um silêncio e de uma quase inexplicável nostalgia compartilhada por quem as visita. O local e a sua aura quase mística transformaram-no numa zona de visita quase obrigatória para aqueles que procuram nas montanhas o sossego que lhes escapa no rebuliço da vida cosmopolita. A principal razão pela qual me levou a aventurar neste trabalho, foi a total ausência de informação existente sobre o complexo mineiro dos Carris.

Cravado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, as Minas dos Carris foram uma fonte de desequilíbrio ambiental devido à natureza dos trabalhos industriais ali levados a cabo. Porém, décadas passadas sobre o seu encerramento, o complexo mineiro poderia ser uma mais valia educacional para o nosso único Parque Nacional. Infelizmente, anos e anos de uma visão míope levaram ao seu abandono; anos e anos de opiniões formatadas por um proteccionismo ambiental extremista, levaram a uma má conotação nos corredores daquela instituição e o resultado está à vista de todos em plena Serra do Gerês.

Assim, tentando nesta obra remover o véu de parte da sua História, quero acreditar que haverá ainda muito mais para contar sobre as Minas dos Carris. Mesmo que a memória dos homens se torne cada vez mais turva com o passar dos dias, não deveremos deixar esquecer as Minas dos Carris na Serra do Gerês, onde se sente o silêncio e a calmaria do lento passar das eras.

Do livro "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês" (Rui C. Barbosa, Dezembro de 2013)

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: